Fabricada no Tramagal, em Portugal, a segunda geração do Fuso eCanter vai ter uma gama mais completa, constituída por seis distâncias entre-eixos, quatro pesos brutos, dois níveis potência e três opções de bateria, com autonomias de 70 km a 200 km.
Com base nos dados recolhidos ao longo de seis anos e mais de seis milhões de quilómetros percorridos pelos 450 camiões da primeira geração do Fuso eCanter, a Daimler Truck desenvolveu a nova geração deste camião ligeiro, que foi apresentado oficialmente na sua especificação europeia no IAA Transportation 2022, em Hannover.
"A transição energética e a descarbonização estão a acontecer muito mais rápido do que inicialmente pensávamos. Com este novo produto conseguimos responder a muitos dos desafios do transporte urbano e da logística last mile de uma forma amiga do ambiente", afirma Arne Barden, CEO da fábrica do Tramagal da Mitsubishi Fuso Truck Europe.
"Termos a nossa fábrica do Tramagal a liderar este desenvolvimento tecnológico deixa-nos muito orgulhosos, mas também nos dá muita responsabilidade," sublinha o responsável.
Será de referir que o novo Fuso eCanter terá apenas dois centros de produção a nível mundial: a fábrica do Tramagal e a de Kawasaki, no Japão.
Quatro pesos brutos
O novo Fuso eCanter será proposto em quatro pesos brutos - 4,250 kg, 6000 kg, 7490 kg e 8550 kg - e seis distâncias entre-eixos, dos 2,5 aos 4,75 metros. A gama inclui 42 variantes, permitindo responder às necessidades dos vários tipos de aplicações, desde reboque, passando por sistemas basculantes ou mesmo gruas.
Em função dos pesos brutos, o motor elétrico está disponível em dois níveis de potência. As variantes de 4,25 e 6,0 toneladas recebem uma motorização com 110 kW, enquanto para as de de 7,49 e 8,55 toneladas estará reservada a de 129 kW.
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Dependendo da distância entre-eixos serão propostos três packs de bateria de iões de fosfato de ferro (LFP): S, com capacidade de 41 kWh e autonomia até 70 km; M, com capacidade de 83 kWh e 140 km; L. com capacidade de 124 kW e alcance de até 200 km.
Para recuperar energia para a bateria está disponível o sistema de regeneração ou o carregamento externo em corrente alterna ou contínua, operação que poderá demorar entre quatro a seis horas no primeiro caso e entre 36 minutos a 75 minutos no segundo.
A nova Fuso eCanter será comercializada em duas variantes de cabina: Standard, com largura de 1,7 metros, e Comfort, com dois metros de largura.