Já conduzimos o novo Fuso eCanter no Estoril

O autódromo do Estoril foi o cenário escolhido pela Fuso para a apresentação internacional da segunda geração do eCanter.

O autódromo do Estoril foi o cenário escolhido pela Fuso para a apresentação internacional da segunda geração do eCanter. A oferta do camião elétrico vai ser alargada e estará disponível num total de 42 variantes. Autonomia vai dos 70 km aos 200 km, em função das três opções de bateria.

A Daimler Truck apresentou a segunda geração do camião ligeiro Fuso eCanter e escolheu o circuito do Estoril para a realização de ensaios dinâmicos com este modelo, o qual estará disponível numa gama mais alargada que inclui um total de 42 variantes.

Mantendo o conceito tradicional de cab-over-engine, o novo Fuso eCanter vai ser proposto em duas versões de cabina (estreita e larga), seis distâncias entre-eixos (2500 mm, 2800 mm, 3400 mm, 3850 mm, 4450 mm e 4750 mm), três opções de bateria (41,3 kWh, 82,6 kWh e 123,9 kWh) , quatro pesos brutos (4250 kg, 6000 kg, 7490 kg e 8550 kg). A capacidade de carga do chassis pode chegar às cinco toneladas.

O Fuso eCanter recebeu uma nova linha motriz que compreende um motor elétrico, disponível em dois níveis de potência (110 kW para as versões com pesos brutos de 4,25 e 6,0 toneladas e 129 kW para as de 7,49 e 8,55 toneladas), um eixo traseiro elétrico, uma caixa de uma velocidade (e inversor) e uma bateria que pode ter entre um e três módulos. Em qualquer uma das motorizações, o binário máximo é de 430 Nm e a velocidade máxima encontra-se limitada eletronicamente a 89 km/h.

Novas baterias LFP

O novo Fuso eCanter conta com uma nova geração de baterias com células LFP (fosfato de ferro-lítio), as quais foram instaladas entre as longarinas do chassis e estão protegidas numa estrutura que aguenta impactos em caso de colisão.

A três opções de bateria estão associadas a diferentes distâncias entre-eixos. Assim, o pacote S (41,3 kWh) com autonomia de até 70 km está disponível nas versões de 2500 mm, 2800 mm e 3400 mm. O pacote M, com capacidade de 83 kW e autonomia até 140 km, destina-se às versões de 3400 mm, 3850 mm. 4450 mm e 4750 mm. Já o pacote L, com capacidade de 124 kWh e autonomia de até 200 km, só é proposto nas variantes mais longas, com distância entre-eixos de 4450 mm e 4750 mm.

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A bateria pode recuperar o nível de carga máximo em corrente alterna com recurso a um carregador de bordo de 11 kW (Pack S) ou 22 kW (Pack M ou L), operação que pode demorar entre 4h12m e 6h00m. Em alternativa está disponível a possibilidade de carga rápida em corrente contínua e uma potência de até 104 kW, permitindo carregar entre 20 a 80% da bateria em 24 (S), 26 (M) e 39 (L) minutos.  

Para responder às diferentes necessidades operacionais, o Fuso eCanter disponibiliza uma tomada de força elétrica, que proposta em duas opções: direta, com um princípio de funcionamento semelhante aos motores diesel; por corrente, sendo utilizada uma tecnologia oriunda dos empilhadores. A energia necessária para a tomada de força é fornecida pela bateria LFP do veículo.

One-Pedal-Driving

Como mantém a estrutura tradicional de cab-over-engine, o posto de condução está localizado por cima da linha motriz elétrica. A visibilidade é um dos argumentos deste modelo, graças à ampla superfície vidrada e ao formato da cabina. O volante, por sua vez, também possui uma configuração típica de um camião, estando muito deitado e apesar da coluna da direção ser ajustável, a posição não muda muito.

O Fuso eCanter conta com sistema keyless, o que significa que o condutor só tem de rodar um comando giratório no lado direito da coluna da direção, esperar pela mensagem "Ready" no novo painel de instrumentos digital, e selecionar o programa de condução na consola central, cujo comando é semelhante ao de um veículo com caixa automática. Entre o banco do condutor e o assento duplo do acompanhante encontra-se o comando do travão de estacionamento elétrico.

Em função do tipo de condução pretendido, o Fuso eCanter oferece quatro níveis de intensidade do sistema de regeneração, que são selecionados através da alavanca do programa de condução: B0, sem qualquer regeneração; B1, que funciona como um travão-motor no Canter de combustão; B2, que oferece a funcionalidade de um travão de escape; B3, que proporciona uma maior capacidade de regeneração nas desacelerações e travagens, permitindo uma condução com um só pedal (One Pedal Driving), aumentando ou diminuindo a velocidade quando se carrega ou alivia a carga sobre o acelerador. O sistema One Pedal Driving diminui a velocidade até aos 4 km/h e para uma imobilização completa o condutor tem de intervir sobre os travões.

Condução suave

À semelhança da maioria dos veículos elétricos, o Fuso eCanter proporciona uma condução suave e silenciosa, sendo, no entanto, possível obter acelerações vigorosas, graças à disponibilidade de binário logo no arranque.

Referência ainda para a elevada capacidade de travagem do Fuso eCanter e para a elevada manobrabilidade, que é bastante reduzida, graças à configuração de cab-over-engine. 

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Os parâmetros relativos à condução e à autonomia são transmitidos ao utilizador através do novo painel de instrumentos digital, cujos menus são comandados através do volante multifunções. Em opção também está disponível na consola central um ecrã tátil.

O Fuso eCanter já está disponível para pré-reserva no nosso, estando prevista a entrega das primeiras unidades a clientes no início do mês de agosto.