No início de dezembro de 2024, a Honda e a Nissan estabeleceram um entendimento para uma potencial fusão. As duas empresas chegaram a assinar um memorando de entendimento e criaram um comité para analisar a possibilidade de criação de uma nova empresa de cúpula que entraria em operação no início de 2026. Contudo, as tensões vieram rapidamente à superfície e as notícias mais recentes sugerem que este acordo é um nado morto.
A agência Reuters cita o diário japonês The Asahi Shimbun afirmando que a fusão entre a Honda e a Nissan pode ser anulada. Sem divulgar nomes, o jornal nipónico refere “várias fontes” conhecedoras do processo, dizendo que as conversações para a fusão podem acabar porque as duas marcas não conseguiram chegar a um acordo.
Os dois fabricantes têm previstas reuniões de administração para discutirem se continua a valer a pena continuar com esta ligação, mas a situação não parece ser boa. O Nikkei Asia também noticia que a Honda e a Nissan vão suspender as conversações para a fusão.