Procura um EV barato? A Dartz acaba de lançar o surpreendente Freze Nikrob

Numa altura em que os EV continuam caros, a Dartz mostra "o EV mais barato à venda na União Europeia" - o Freze Nikrob.

Numa altura em que os veículos elétricos (EV) continuam num patamar de preço superior aos modelos com motor térmico correspondentes, o fabricante lituano de blindados 4x4 Dartz tem já em comercialização aquele que pretende ser "o EV mais barato à venda na União Europeia" - o Freze Nikrob.

Montado na Lituânia, o Freze Nikrob é, no entanto e basicamente, uma derivação de um modelo já existente e em comercialização, o Wuling Hongguang Mini EV. Um pequeno elétrico produzido pela joint-venture chinesa SAIC-GM-Wuiling, especificamente para o mercado da China.

Recorrendo a muitos dos componentes utilizados no modelo chinês, enviados para a Europa pela joint-venture que congrega a norte-americana General Motors e as duas empresas chinesas, o EV europeu é, em seguida, colocado nas mãos da empresa de carroçarias Nikrob, que, em conjunto com a Dartz, finaliza o projecto. Nomeadamente, fazendo as necessárias alterações, de forma a que o veículo cumpra as exigências do mercado europeu.

O europeu Freze Nikrob

Quanto aos motivos que estiveram na base da decisão de avançar com o projecto, é o próprio fabricante lituano de blindados 4x4 que garante ter identificado uma lacuna por preencher no mercado europeu dos elétricos, nomeadamente, quanto à oferta de um modelo de dimensões reduzidas, citadino, zero emissões.

LEIA TAMBÉM
Disponível a partir de 7 de abril. Dacia Spring EV chega a Portugal para arrasar

"O mercado [europeu] tem já uma extensa oferta em termos de propostas para os segmentos B e C. No entanto, o mercados dos veículos pequenos e baratos, está, praticamente, vazio", afirma, em declarações à britânica Autocar, um porta-voz da Dartz.

Quanto à escolha do nome Freze, o qual já havia sido utilizado, pelo próprio fabricante lituano nos primeiros tempos de existência, é explicada como uma forma de diferenciar este pequeno EV, daquilo que é a produção de veículos militares pelos quais a Dartz é conhecida.

O chinês Wuling Hongguang Mini EV

Com dois tamanhos de bateria... e 18 cv de potência

Por outro lado e sendo uma derivação de um dos modelos elétricos com maior aceitação no mercado chinês, o Freze Nikrob apresenta várias alterações face à proposta que lhe está na base, nomeadamente, em termos de iluminação e segurança.

Idêntica, mantém-se, no entanto, a configuração do sistema de propulsão 100% elétrico, com o modelo europeu a ser proposta com dois packs de bateria distintos - 9,2 kWh e 13,8 kWh -, os quais são capazes de garantir, no seu formato mais potente, uma autonomia até 200 quilómetros. Valor que, diga-se, pode ser explicado com o facto do automóvel chinês recorrer, nalguns aspectos, a tecnologia já ultrapassada e bem menos eficiente, como é o caso dos faróis de halogénio.

O interior do Wuling Hongguang Mini EV, que é também o do Freze Nikrob

Quanto ao motor elétrico, posicionado na parte traseira do veículo, anuncia uma potência de 13 kW (18 cv) e 85 Nm de binário, valores modestos que, ainda assim, permitem ao Freze Nikrob atingir os 100 km/h de velocidade máxima. Embora o fabricante prefira não revelar o tempo que o veículo leva a fazê-lo...

A partir de 9.999 euros

Finalmente quanto a valores de aquisição, o pequeno elétrico lituano está já à venda, no país de origem, com um preço de entrada de 9.999€, ou seja, menos cerca de 2.500€ do que o recentemente lançado Dacia Spring Electric. Modelo que a marca romena introduziu na Europa, anunciando-o como o veículo elétrico mais barato à venda na União Europeia.

O tablier do Freze Nikrob

Contudo e no caso do Freze Nikrob, também pode ser adquirido com acabamentos que a Dartz diz serem "de luxo", nomeadamente, vidro temperado, revestimentos mais cuidados e ecológicos no interior, além de uma bateria maior. Preço: 14.999€.

Ainda de acordo com a Dartz, que não avança se o modelo poderá vir a ser comercializado noutros mercados da UE, a procura, na Lituânia, tem sido grande, principalmente, por parte das empresas de car-sharing. Sendo que o fabricante decidiu já, avançar, ela própria, com um programa do género, baseado no modelo, oferecendo apoio tecnológico completo e promessa de entrega de peças de reposição, no prazo máximo de sete dias.

Apenas como curiosidade, diga-se que, o irmão chinês do Freze Nikrob, custa, no mercado chinês, onde foi lançado há menos de um ano, qualquer coisa como 3.700 euros.