Tecnológica Foxconn entra na corrida pela Nissan

A Foxconn, fabricante taiwanesa de produtos eletrónicos por contrato, estará interessada em adquirir uma parte da Nissan, isto numa altura em que se fala numa possível fusão entre o construtor de Yokohama e a congénere Honda.

A possível fusão entre a Honda e a Nissan acaba de ganhar uma terceira empresa interessada. O seu nome é Foxconn e é, atualmente, a principal parceira da Apple na produção do iPhone.

O interesse da fabricante taiwanesa de produtos eletrónicos na Nissan terá, de resto, levado a um acelerar das negociações entre a Honda e a Nissan, com vista à fusão entre ambas, avança o site Bloomberg.

Formalmente designada de Hon Hai Precision Industry, a Foxconn estará interessada, em particular, na experiência da Nissan em termos de concepção e fabrico de automóveis, além de no design, noticia o Carscoops.

Intenções declaradas

De acordo com a mesma publicação, a Foxconn já se comprometeu em fazer um investimento de 250 milhões de dólares para o fabrico de um parque industrial no Vietname, dedicado à produção de componentes para veículos elétricos.

A empresa taiwanesa, que também fabrica microprocessadores, já apresentou alguns protótipos de veículos elétricos, mas nenhum chegou a ser produzido. Uma parceria com a Nissan pode ajudar a acelerar as ambições da companhia que é, atualmente, liderada por Jun Seki, um antigo executivo da Nissan.

  • Após revelar primeiros EVs. Chinesa Foxconn quer vender também na Europa

    ID: 160643 | 4374242881

O objetivo da fabricante de produtos eletrónicos será produzir veículos de modo semelhante à forma como fabrica telemóveis para a Apple, ou seja, recorrendo a terceiros (neste caso, a Nissan) para desenvolvimento do design e construção do produto, avança o Wall Street Journal.

E a Renault?

Com as conversações da fusão em curso, o plano pode passar pela assinatura de um memorando de entendimento para discutir as respetivas participações dos acionistas numa nova holding, avançou o site Eco.

Embora ainda não haja qualquer declaração da Renault sobre a potencial fusão entre a Nissan e a Honda, o Carscoops dá conta de um porta-voz do fabricante francês que afirmou que a marca “apoia os esforços da Nissan para restaurar a sua situação financeira”.