Resultado de uma joint-venture entre o maior fabricante mundial de iPhones e o principal fabricante automóvel de Taiwan, Yulon Motor, a chinesa Foxconn apresentou os seus três primeiros modelos elétricos (EVs). Com os quais, revelou em seguida, pretende "atacar", não somente o mercado chinês, como também a Europa, a Índia e a América Latina.
Outrora conhecida como Hon Hai Technology Group, este novo fabricante automóvel com sede em Taiwan, acaba de revelar, assim e em declarações ao americano Autoblog, aquela que será a sua estratégia de expansão. Sustentada, igualmente e segundo também esclareceu o Chairman Liu Young-way, numa cooperação "indirecta" com fabricantes automóveis alemães.
Depois de ter dado a conhecer aqueles que serão os três primeiros modelos 100% elétricos com que pensa entrar no mercado - um crossover denominado para já Model C, um sedan de nome Model E e um autocarro elétrico baptizado Model T -, a Foxconn deixa, assim, a garantia de que não se limitará, de início, ao mercado interno. Estando, sim e desde já, a ponderar, não só a comercialização, como também a produção, de Veículos Eléctricos (EVs), noutras partes do globo, como é o caso da Europa, da Índia e da América Latina.
Quanto à cooperação "indirecta" com fabricantes automóveis alemães, Liu Young-way não quis revelar muito mais, inclusive, os nomes dessas marcas, devido à fase inicial em que estão os processos.
No entanto, é conhecida a intenção da Foxconn vir a tornar-se um dos maiores fabricantes de automóveis elétricos, sendo que, este objectivo, não é sequer delineado a longo prazo. Pelo contrário, a companhia chinesa já tem assinados acordos de cooperação com o Grupo Stellantis, com a Fisker Inc. e com o grupo energético Thailand PTT PCL.
LEIA TAMBÉM
Chineses Link&Co 01 e Nio ES8 recebem as cinco estrelas Euro NCAP
Ao mesmo tempo, a Foxconn avançou, ainda, com a compra da fábrica da Lordstown Motors Corp., no estado norte-americano do Ohio, além de uma fábrica de chips em Taiwan. Com a qual, aliás, o fabricante automóvel chinês espera assegurar um fornecimento constante de microcondutores para os seus modelos.
Model C será o primeiro
Finalmente no que diz respeito aos modelos a produzir, a ofensiva começará com o Foxtron Model C, um SUV elétrico baseado na arquitectura desenvolvida pela Hon Hai, com uma lotação de sete passageiros, e a prometer uma autonomia de 700 km.
Em seguida, surgirá o Foxtron Model E, um "sedan topo de gama tecnologicamente vanguardista", e que, desenhado em conjunto pela Hon Hai e pela italiana Pininfarina, anuncia-se, desde já, com uma potênciad e 750 cv, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km em 2,8 segundos e uma autonomia de 750 km.
Finalmente, o Foxtron Model T, é anunciado como "um autocarro cheio de estilo", mas também capaz de responder às exigências, por exemplo do norte-americano Federal Transit Administration (FTA). O que deixa, desde já, a entender que a ideia da Foxconn é vir a comercializar o veículo nos EUA.
Cem por cento elétrico, este meio de transporte anuncia uma autonomia de mais de 400 quilómetros, consegue atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e está preparado para suportar temperaturas até 204 graus Celsius!. Sendo que o fabricante chinês anunciou, inclusivamente, que vai começar as entregar as primeiras unidades deste veículo, a uma empresa de transportes local - de Taiwan, portanto... -, já durante o próximo ano.