A Hyundai aceitou o desafio da equipa Forze Hydrogen Racing para participar no desenvolvimento do Forze IX. Carro de corridas a hidrogénio que a equipa de estudantes holandeses especializada em modelos do género espera tornar o veículo com este tipo de propulsão, mais rápido de sempre.
Impulsionado por, não um, mas dois sistemas Fuel Cell a hidrogénio, o Forze IX deverá ser capaz de garantir uma potência máxima de 800 cv na aceleração, direccionada para as quatro rodas. O que, a juntar a um peso de apenas 1.500 kg, deverá permitir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos 3,0 segundos, além de uma velocidade máxima acima dos 300 km/h.
No entanto e no momento de passar, da ideia à realidade, a Forze resolveu pedir a ajuda à Hyundai, a qual decidiu ceder alguns dos seus engenheiros colocados no Hyundai Motor Europe Technical Center (HMETC), em Rüsselsheim, na Alemanha, à equipa holandesa.
"A Forze é uma equipa empolgante, composta por algumas das mentes jovens mais brilhantes e com um pedigree comprovado, na aplicação das células de combustível, às pistas de corrida", comentou, através de comunicado, o chefe de desenvolvimento de veículos da HMETC, Tyrone Johnson. Acrescentando que, "a Hyundai tem muito prazer em celebrar esta parceria com a Forze."
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Recorde-se que a Forze é uma equipa de estudantes da Universidade Delft de Tecnologia, na Holanda, fundada em 2007, e especializada na aplicação da eletricidade produzida a partir do hidrogénio, em carros de corrida.
De resto e como o próprio nome do veículo indica, este não é o primeiro carro de corridas que a Forze constrói. Em 2015, por exemplo, o Forze VI conseguiu fazer uma volta ao Nordschleife, ou anel norte do circuito de Nürburgring, em menos de 11 segundos, tempo que constitui um recorde para veículos do género.
Quanto ao Forze IX, é um projecto que ainda está na fase inicial, sendo que a equipa tem previsto terminar o carro apenas em 2022.
Quanto tal acontecer e face à quase inexistência de rivais directos, o mais certo é que o Forze IX acabe por, tal como os seus antecessores, ter de correr contra adversários com motores de combustão.
"Apelando à nossa liderança no domínio da mobilidade com recurso a células de combustível e à ambição da Forze de levar o hidrogénio para o próximo nível, acredito que conseguiremos expandir os limites do que é possível fazer, no desenvolvimento de corridas com emissões zero", concluiu Johnson.