Governo já terá decidido. Grande Prémio de Portugal de F1 não terá público

O Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 vai realizar-se sem público nas bancadas. A decisão do Executivo foi conhecida esta sexta-feira.

A decisão terá sido já tomada, pelo Governo: o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, que terá lugar entre 30 de abril e 2 de maio, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), vai realizar-se sem público nas bancadas. Sendo que o mesmo acontecerá com o Grande Prémio de MotoGP e outros espetáculos desportivos.

A notícia está a ser avançada, esta sexta-feira, pelo semanário Expresso, contrariando, assim, aquelas que eram as expectativas da entidade organizadora e dos responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve.

Aliás, notícias recentes avançavam a possibilidade do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 realizar-se com espectadores nas bancadas, os quais teriam, no entanto, de submeter-se, previamente, a um teste de despistagem ao COVID-19. Teste esse, acrescente-se, cujo preço estaria englobado no valor do bilhete.

MERCEDES F1 AIA

No entanto, já esta sexta-feira, o semanário Expresso garante ter enviado um conjunto de perguntas ao Governo português, procurando apurar, entre outros aspectos, sobre a presença de público em eventos desportivos de realização já confirmada, como é o caso da Fórmula 1, do MotoGP ou até mesmo do futebol. Pergunta a que o Executivo terá respondido que "os eventos mencionados não terão público".

Recorde-se que o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 de 2020 realizou-se, numa altura já de pandemia, com muito público nas bancadas. Dando, então, azo a forte polémica, que se prolongou por algum tempo, devido aos riscos de contágio.

LEIA TAMBÉM
No início de Maio. Fórmula 1 confirma Grande Prémio de Portugal de 2021

Este ano, com a corrida agendada para um período em que o País atravessa já uma fase de desconfinamento, mais concretamente para dia 2 de maio, a intenção assumida dos organizadores era voltar a ter público nas bancadas, embora de forma mais contida e controlada. Algo que, pelos vistos, já não será possível.

De resto, o mesmo promete vir a passar-se com o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, agendado para o mês anterior, dia 18 de abril. Evento que, à partida, terá em pista o português Miguel Oliveira, mas, ao que tudo indica, poucos ou nenhuns portugueses nas bancadas.