No início de Maio. Fórmula 1 confirma Grande Prémio de Portugal de 2021

A organização do Mundial de Fórmula 1 acaba de oficializar a presença do GP de Portugal de F1, entre as 23 provas do campeonato de 2021.

Eis a confirmação há muito esperada: a organização do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 acaba de oficializar a presença do Grande Prémio de Portugal de F1, agendado para o Autódromo Internacional do Algarve, entre as 23 provas que compõem a edição de 2021 do mais importante campeonato automóvel de velocidade.

Depois de já ter feito parte, em 2020 e pela primeira vez, do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, eis que Portugal, e nomeadamente o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), volta a fazer parte do "Grande Circo", recebendo a etapa agendada para o período entre 30 de abril e 2 de maio.

"Estamos muito entusiasmados por anunciar que a Formula 1 voltará a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado", comentou já o novo presidente e CEO da Fórmula 1, ex-CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali. Acrescentando que, "queremos agradecer ao Promotor e ao Governo Português pelo árduo trabalho e dedicação para o regresso da prova a Portugal".

Mercedes F1 2020

Sobre a realização da prova, numa altura em que, tanto Portugal, como a maior dos países no mundo, continuam a lutar contra a pandemia de COVID-19, Domenicali garante que "estamos confiantes e animados com a temporada de 2021, pois conseguimos demonstrar o ano passado que é possível realizar 17 corridas em segurança e promover juntos dos nossos milhões de seguidores, corridas emocionantes mesmo em momentos difíceis". Assim, "esperamos poder receber novamente este ano, espectadores em Portimão, de forma segura, e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano", conclui o mesmo responsável.

Já da parte do Governo de Portugal, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirma que "a realização de grandes eventos no nosso país, é muito importante para a imagem e promoção Internacional de Portugal como destino turístico e, por isso, é com enorme agrado que vemos o retorno da Fórmula 1 ao Algarve, em 2021".

LEIA TAMBÉM
Entrevista TURBO. Autódromo Internacional do Algarve, futuro palco da F1?

A governante aproveita, ainda, para "agradecer à FIA e à F1 pela confiança demonstrada em Portugal, no Algarve e no Autódromo Internacional do Algarve, escolhendo o nosso país para receber mais uma ronda do calendário da F1", assumindo "o nosso total compromisso de tornar o evento num grande sucesso."

AIA já está a trabalhar com Governo

De resto e depois de, na edição do ano passado, em outubro, a corrida ter contado com 27 mil fãs no circuito, facto que não deixou de provocar alguma celeuma, devido à pandemia de COVID-19 que já assolava o País, os responsáveis do AIA garantem, igualmente, estarem já "a trabalhar em estreita colaboração com o promotor e o Governo português relativamente à presença de espectadores também este ano". Até porque, defendem, ficou "provado, na temporada passada, que é possível realizar corridas com segurança, em plena pandemia".

Autódromo do Algarve

No comunicado divulgado esta manhã de sexta-feira, os responsáveis do AIA avançam ainda que, a par da corrida de Fórmula 1, o fim-de-semana de 1 e 2 de maio contará, como corridas de suporte, com uma prova do Campeonato Internacional GT Open, cuja última passagem por Portugal foi em 2013, assim como de uma prova do Euroformula Open, campeonato que irá realizar a sua estreia no Algarve.

Finalmente e a fechar o fim-de-semana, programada está, desde já, a primeira corrida da temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV, a única competição portuguesa no Grande Prémio de Formula 1.

A terminar, referir apenas que o Grande Prémio de Fórmula 1 de 2021 será transmitido em directo e em exclusivo no canal de desporto ELEVEN.