Continua a saga na F1. Grandes prémios do Bahrain e do Vietname também cancelados

Aalém do Grande Prémio da Austrália, também as duas etapas seguintes do Mundial de Fórmula 1, no Bahrain e no Vietname, acabam de ser canceladas.

Já esperada, a notícia acaba de ser oficialmente confirmada: além do Grande Prémio da Austrália, também as duas etapas seguintes do Mundial de Fórmula 1, no Bahrain e no Vietname, acabam de ser canceladas. Sendo que o mesmo pode ainda acontecer também à Holanda e Espanha…

O anúncio foi feito, mais uma vez, pela organização do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a cargo da norte-americana Liberty, acrescentando, em comunicado, que a intenção é "ir acompanhando a situação [do coronavírus] e ir estudando, passo a passo, a viabilidade de possíveis datas alternativas para os futuros grandes prémios agendados ao longo do ano, caso a situação melhore".

De resto, o próprio CEO da F1, o norte-americano Chase Carey, defendeu que "o panorama global, relativamente ao COVID-19, mostra-se muito incerto e difícil de prever, pelo que é aconselhável que levemos o tempo necessário para avaliar a situação e tomar então as decisões mais correctas".

LEIA TAMBÉM
Mundial de F1 2020. GP da Austrália anulado devido à ameaça de coronavírus

Com esta última decisão, de cancelar não só o Grande Prémio da Austrália, previsto para este fim-de-semana, como também o GP do Bahrain, agendado para 22 de Março, e o GP do Vietname, previsto para o fim-de-semana de 3 a 5 de Abril, o Mundial de Fórmula 1 de 2020 vê assim o seu início atrasado, em princípio, para o Grande Prémio da Holanda, de 1 a 3 de Maio. Até porque a corrida anterior, o GP da China, inicialmente agendada para o período entre 17 e 19 de Abril, já havia sido adiada, sem data definida, há cerca de um mês.

No entanto, importa igualmente referir que, até mesmo a corrida prevista para o circuito de Zandvoort, na Holanda, corre o risco de ser cancelada, o mesmo podendo acontecer com o Grande Prémio de Espanha, de 8 a 10 de Maio. Isto, porque e segundo os rumores mais recentes, as diferentes entidades com uma palavra a dizer no Campeonato do Mundo de F1, entre as quais a FIA, admitem já a possibilidade do Mundial não começar antes do final de Maio.

A Haas F1 foi uma das equipas colocadas em causa pelo coronavírus
A Haas F1 foi uma das equipas colocadas em causa pelo coronavírus

Situação que, a acontecer, levantará uma série de novos problemas, nomeadamente, como encontrar novas datas para as corridas que foram anuladas…