Numa altura em que, principalmente nos EUA, o mercado das pickups elétricas parece ser a nova moda, Ford e Volkswagen, dois fabricantes que celebraram uma parceria precisamente neste domínio, estarão já ponderar entrar, igualmente, nesta corrida. Nomeadamente, com versões EV de Ranger e Amarok, ainda para esta década.
Embora e ao que tudo indica, em alturas diferentes do processo de decisão, com os rumores a avançarem que a Ford terá já decidido lançar, pelo menos, uma versão híbrida plug-in da Ranger, ainda em 2023, enquanto a Volkswagen, cuja Amarok passa a partilhar a mesma plataforma T6, parecia desconfiar ainda da questão das autonomias, declarações recolhidas, tanto pela Autocar, como pela The Drive, em Wolfsburgo, parecem apontar no sentido de que, também o fabricante alemão, pondera já e de forma séria, a entrada neste segmento.
As declarações, proferidas por Lars Krause, membro da equipa de marketing da Volkswagen Commercial Vehicles, durante a apresentação da nova Amarok, vêem revelar que o grupo alemão está já, seriamente, a "ponderar uma versão 100% elétrica [da Amarok]. É verdade que ainda é cedo, mas é certo que é algo que estamos a considerar, ainda durante o presente ciclo de vida do modelo".
De resto e ao afirmar que o fabricante alemão conta poder apresentar a sua pickup elétrica ainda durante o presente ciclo de vida da nova Amarok, cuja chegada ao mercado deverá ter lugar lá mais para o final de 2022, tal significa que, com um período expectável de vida de 12 anos, esta nova geração deverá manter-se no activo até aos primeiros anos da década de 2030. O que faz pensar que a versão zero emissões, que a Volkswagen diz estar a ponderar ainda para esta segunda geração da pickup, possa chegar ainda antes do fim da presente década de 2020.
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Aliás, o representante da Volkswagen acredita que o chassis desenvolvido pela Ford e que a marca norte-americana partilha com a nova geração da Amarok, está já preparado para acomodar, quer um motor elétrico, quer um pack de baterias.
"Acreditamos que é possível. Obviamente, vamos precisar de fazer algumas modificações nalguns elementos, mas, sim, acreditamos que que podemos pensar numa variante elétrica", comenta.
A terminar, a Autocar especula, ainda, que o fabrico das duas pickups elétricas poderá ser entregue à Ford, a qual optará pela fábrica do Michigan para aí montar, tanto a Ranger EV, como a Amarok EV. Sendo que, a publicação britânica, avança, inclusivamente, uma data para o lançamento da Amarok elétrica: 2025.