A Ford alargou a oferta da gamas de comerciais médios e grandes com as novas versões Trail e Active. Com design distinto e caraterísticas técnicas específicas estão preparadas para enfrentar novos desafios.
A Ford introduziu duas novas versões nas gamas Transit e Tourneo, denominadas Trail e Active, que já se encontram disponíveis para encomenda. As entregas começam no final do verão.
De acordo com a Ford, as novas Transit Trail e Transit Custom Trail foram otimizadas para operar em ambientes de trabalho mais difíceis. O objetivo é oferecer uma melhor tração em maus caminhos.
Para o efeito, foi introduzido um novo diferencial de deslizamento limitado mecânico / autoblocante (mLSD) nas versões de tração dianteira da Transit Custom e Transit. Por sua vez, o modelo Transit recebeu um sistema de tração integral inteligente (AWD).
Novo diferencial mLSD
O sistema mLSD foi desenvolvido em conjunto com a Quaife, especializada em tecnologias de tração. Este dispositivo transfere automaticamente o binário do motor, em condições de baixa aderência, para a roda com mais tração.
Assim, as Transit Trail e Transit Custom Trail conseguem enfrentar mais facilmente todo o tipo de piso na pavimentado, assim como trilhos em cascalho ou superfícies escorregadias.
O sistema de controlo eletrónico de estabilidade foi igualmente reprogramado para melhor responder às solicitações do mLSD.
A Ford já recorreu anteriormente a esta tecnologia para melhorar as características de tração e comportamento dinâmico dos modelos Ford Performance. Estamos a falar dos modelos Focus RS, Fiesta ST e Focus ST, não apresentando qualquer impacto nas emissões de CO2 ou no consumo de combustível.
Sistema de Tração Integral (AWD)
A Transit Trail de tração traseira também pode receber um sistema de tração integral inteligente para melhorar a condução em fora de estrada.
A tecnologia transfere até 50% do binário do motor para o eixo dianteiro com base na aderência disponível, em resposta às alterações de piso e às reações do condutor.
LEIA TAMBÉM
Caixa automática do Mustang também disponível na Ford Transit
Para apoiar o utilizador, o sistema de Tração Integral Inteligente (AWD) da Transit Trail disponibiliza os modos Slipepery (piso escorregadio) e "Mud / Rut" (lama / sulcos).
Estes últimos destinam-se a melhorar a confiança do condutor numa ampla variedade de cenários de condução. O comando está localizado no tablier e recebeu a designação Drive Mode (Modo de Condução).
A Tração Integral Inteligente oferece ainda o modo "AWD Lock" (bloqueio da tracção integral) para repartição do binário em 50:50 entre os dois eixos em superfícies de muito baixa aderência.
Segundo a Ford, o sistema não compromete o volume de carga ou as dimensões da versão Transit Trail, em comparação com as versões homólogas de tração traseira.
Versão Trail com imagem específica
Exteriormente, as versões Trail da Transit Custom, Tourneo Custom e Transit são facilmente reconhecidas por uma grelha dianteira claramente inspirada na pick-up Ranger Raptor. A dotação de série inclui retrovisores exteriores rebatíveis e luzes automáticas.
O interior também é específico, destacando-se os bancos em couro, que são de série, assim como o sistema de ar condicionado ou o pára-brisas Quickclear, que facilita um desembaciamento rápido em condições de muito frio.
A Transit Custom Trail está disponível em vários derivativos, com pesos brutos entre 3000 kg e 3400 kg, incluindo furgão e kombi, e em duas distâncias entre-eixos. Por sua vez, a Transit Trail é proposta em vários tipos de carroçarias e distâncias entre-eixos na categoria de 3500 kg: furgão, kombi, chassis-cabine simples.
Todas as versões Transit Trail e Transit Custom Trail estão disponíveis com o motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, com potências de 130 cv. Além disso, as versões Transit Custom Trail também são propostas com o propulsor Ford EcoBlue Hybrid de 2,0 litros, de 130 cv.
A tecnologia mild hybrid de 48 V recupera a energia durante a desaceleração, armazenando-a numa bateria, utilizando essa energia para baixar o consumo de combustível.
Inspiração SUV nas versões Active
A Ford desenvolveu ainda versões Active da Transit Custom e Tourneo Custom, que se destinam a apoiar os estilos de vida de clientes particulares e profissionais. Estas variantes distinguem-se por apresentarem uma imagem exterior inspirada nos SUV.
Entre os elementos específicos incluem-se as exclusivas jantes de liga leve de 17", a grelha com assinatura Active, barras de tejadilho, proteções adicionais nos guarda-lamas, painéis laterais da carroçaria, pára-choques traseiros e capas dos retrovisores.
As versões Transit Custom Active e Tourneo Custom Active também estão disponíveis, em opção, com o sistema autoblocante mecânico com mLSD.
Todas as versões Active beneficiam de especificações interiores únicas, com bancos exclusivos parcialmente revestidos em couro, e acabamentos em azul no painel de instrumentos na versão Tourneo Custom Active.
No capítulo mecânico, a oferta assenta no motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros com 185 cv. A transmissão pode ser assegurada por uma caixa de velocidades automática ou manual.
A Tourneo Custom Active é comercializada em versões de chassis curto (SWB) e longo (LWB), com lotação máxima de oito pessoas, incluindo condutor.