Já se suspeitava que a Ford estava a perder dinheiro com veículos elétricos e esse facto foi confirmado oficialmente pelo construtor na apresentação de resultados. O financiamento da Model e é assegurado pelos lucros alcançados pelas divisões de combustão interna Ford Blue e veículos comerciais Ford Pro.
A Ford deverá perder 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) este ano com a sua divisão de veículos elétricos (Model e), embora preveja aumentar os lucros nas operações de veículos de combustão interna e nos comerciais. Os dados foram revelados na apresentação de resultados relativos a 2022,
A marca de Dearborn refere que as perdas da Model e deverão aumentar 50% face ao ano de 2022, já que irá continuar a investir no aumento da produção e no desenvolvimento de uma nova geração de produtos baseada numa plataforma dedicada para veículos elétricos.
A Ford espera alcançar um volume de negócios de 7 mil milhões de dólares (6,49 mil milhões de euros) na unidade de combustão interna Ford Blue e de aproximadamente 6 mil milhões de dólares (5,57 mil milhões de euros) na unidade de veículos comerciais Ford Pro. Os resultados daquelas unidades em 2022 foram de 6,8 mil milhões de dólares (6,33 mil milhões de euros) e 3,2 mil milhões de dólares (2,98 mil milhões de euros), respetivamente.
Ford Model e ainda é uma startup
Os analistas e investidores suspeitavam que a unidade de combustão interna era lucrativa e ajudava a financiar os investimentos na área da mobilidade elétrica, mas isso só foi agora confirmado oficialmente pela Ford. No ano passado ocorreu uma reorganização e uma divisão por áreas de negócio, que incluiu alterações nos relatórios de contas.
De acordo com o administrador financeiro da Ford, John Lawler, as perdas a curto prazo nos veículos elétricos são invevitáveis.
"A Ford Model e é uma startup de veículos elétricos dentro da Ford. Como toda a gente sabe, as startups de veículos elétricos perdem dinheiro, enquanto investem em capacidades, desenvolvimento de conhecimento, aumento de volume e de quota".
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As perdas deverão aumentar este ano devido aos investimentos que estão a ser realizados nas fábricas do Tennessee e Kentucky, assim como na oferta de baterias com químicas alternativas.
Não obstante, John Lawler acredita que a Model e irá aproximar-se do ponto de equilíbrio financeiro no final deste ano. A Ford tem a expetativa de atingir uma capacidade de produção anual de 600 mil veículos elétricos até final de 2023 e chegar aos dois milhões até 2026.