Depois do Godzilla... o Megazilla. Eis o nome escolhido pela Ford para aquele que poderá ser um dos próximos motores da Ford Performance e cuja patente a marca da oval já registou, nos EUA. Basicamente e a crer nas poucas informações existentes, trata-se de uma versão ainda mais potente do famoso V8 Godzilla com 435 cv de potência e 644 Nm de binário!
A notícia está a ser avançada pelo site Motor1, acrescentando que a patente deste novo motor terá sido entregue junto do Gabinete Federal de Patentes e Marcas Registadas dos EUA, no passado dia 16 de setembro. Referindo, apenas, tratar-se de um motor V8, sem muito mais a acrescentar.
Contudo, vale a pena também recordar que esta não é primeira vez que se ouve falar no nome 'Megazilla' na marca da oval azul, pois, já em dezembro de 2020, a Ford Performance deu a conhecer esse nome, descrevendo-o como sendo uma versão maios e mais potente do bloco conhecido como Godzilla: um V8 7.3 litros que foi comercializado nos EUA, mais concretamente, nas pickups Ford Super Duty desse mesmo ano.
Sobre o Megazilla, o fabricante de Dearborn disse, então, apenas que a potência deste último seria ainda mais elevada do que os 435 cv anunciados pelo Godzilla, o qual acrescenta, ainda, a este número, 644 Nm de binário. De resto e se levarmos em linha de conta que, levado ao limite no banco de ensaios, o V8 Godzilla conseguiu ultrapassar os 1.600 cv de potência...
LEIA TAMBÉM
Ford desenvolve tecnologia de iluminação para manter olhos na estrada
A Motor1 recorda, ainda, que, também nessa altura, Mike Godwin, da Ford Performance, anunciou que a equipa da Ford Performance estava a trabalhar no Performance Control Pack, responsável por conectar o motor aos resto dos sistemas do veículo. Nomeadamente, com a caixa automática de 10 velocidades, sendo que o objectivo passava igualmente por capacitar o V8 para funcionar igualmente com transmissões manuais.
Para quando?...
Infelizmente e até ao momento, continua sem se saber se e quando o Megazilla poderá ser uma realidade... para comercialização.
De resto, o próprio Godzilla, não tem mais de dois anos de vida e, embora a Ford esteja neste momento já a trabalhar na atualização Super Duty, os rumores apontam no sentido da pickup trocar de motor, mas para um V8 6,8 litros, mas com uma potência máxima abaixo do 435 cv do 7.2.
Resta, portanto, aguardar... até mesmo se e em resultado de um qualquer passe de mágica, não poderá chegar à Europa.