Após a elétrica E-Transit Custom, a Ford já revelou novas imagens de outras versões da Transit Custom, designadamente a Trial e a Limited. A oferta vai incluir três tipos de motorizações: diesel, híbrida recarregável e elétrica a bateria.
A Ford revelou uma imagem das três versões da nova gama Transit Custom, incluindo a elétrica E-Transit Custom, já apresentada anteriormente ainda duas com motor térmico nos níveis de equipamento Trial e Limited, que serão disponibilizadas com motorização diesel ou híbrida a gasolina com bateria recarregável externamente.
A nova gama Transit Custom vai ser apresentada na Feira IAA Transportation, que se realiza em Hannover, na Alemanha, entre os dias 20 e 25 de setembro.
A Transit Custom é atualmente a gama de comerciais ligeiros mais vendida na Europa e para manter a sua posição de liderança no mercado, a Ford aplicou as suas competências e capacidades em termos de investigação, engenharia e software para ajudar as empresas a melhorar a sua produtividade e a baixarem os custos de utilização.
Altura inferior a dois metros
Para facilitar o acesso a zonas com limitações de altura, como parque de estacionamento subterrâneos, a nova Transit Custom tem uma altura inferior a dois metros. A marca reivindica que a porta lateral passa a ser uma referência no mercado, enquanto o novo degrau de acesso tornam ainda mais fácil a subida para o compartimento de carga.
A altura do plano de carga é inferior à da geração anterior, para facilitar a colocação de carga e o acesso à cabina.
LEIA TAMBÉM
Com 380 km de autonomia. Ford Pro revela nova E-Transit Custom
Os engenheiros analisaram meticulosamente as dimensões, os materiais, a segurança e o peso de forma a apresentar uma arquitectura que integra a bateria da versão elétrica no piso de carga acima do rebordo da soleira, eliminando a necessidade de estruturas de colisão separadas. Outros componentes sob a carroçaria foram acondicionados em volta da bateria para otimizar o espaço e a reduzir o peso.
Duas distância entre-eixos
O Transit Custom oferece volumes úteis de carga entre 5,8 e 9,0 m3, enquanto a carga útil pode chegar aos 1100 kg e o comprimento útil de carga aos 3.450 mm.
Além do furgão de mercadorias também estarão disponíveis outros derivativos como a cabina dupla e combi, ambos com opção de escolha de distância entre eixos curta ou longa e teto baixo ou elevado.
Os proprietários que desejem transportar até cinco ocupantes, bem como objetos mais longos como tubagens, pranchas ou caiaques podem optar pela nova Antepara em Forma de L, com uma segunda fila de dois lugares, bem como uma área de carga completa com antepara em material compósito. Esta concepção de fábrica, única no segmento, elimina a necessidade de os clientes fazerem as suas próprias alterações caso necessitem de transportar passageiros e objetos compridos.
Mais espaço na cabina
A cabina da nova Transit Custom é maior espaçosa do que a da geração anterior e mais soluções de arrumação. O comando da caixa de velocidades montado na coluna de direção, o travão de estacionamento eletrónico e o volante "circular-quadrado" combinam-se para facilitar o acesso transversal à cabina, uma característica valiosa para os condutores que estacionam em locais apertados e que querem evitar sair para o lado do trânsito.
A Ford está também a introduzir, em estreia no segmento, um airbag montado no tejadilho que permite um nível de arrumação no painel suficientemente grande para colocar um computador portátil ou uma pasta A4, bem como aumentar a flexibilidade para montar painéis e dispositivos que podem agora ser colocados mais perto do condutor, utilizando fixações com o standard industrial AMPS.
Todas as versões da Transit Custom recebem um ecrã táctil panorâmico de 13 polegadas, inclinado para o condutor para facilitar a sua utilização, equipado com o avançado sistema de comunicação e informação e entretenimento SYNC 4 10 da Ford, alimentado por um novo modem 5G para uma conectividade super-rápida com a panóplia de tecnologia Ford Pro.
Versão elétrica com autonomia de 380 km
A versão elétrica E-Transit Custom vai oferecer uma autonomia elétrica de até 380 km, graças à bateria de 400 volts e 74 kWh, que avançadas bolsas de células de 82 Ah, partilhadas com o modelo Ford F-150 Lightning, para fornecerm 12 por cento mais densidade energética do que as da E-Transit.
A bateria permite um objetivo de autonomia até aos 380 km, ou seja, quatro vezes superior à quilometragem média diária de um motorista de um furgão de uma tonelada, segundo os dados dos clientes Ford Pro. A bateria, com montagem direta na carroçaria, melhora a durabilidade e reduz o peso, visando uma autonomia otimizada.
O motor elétrico da Ford E-Transit Custom será proposto em dois níveis de potência - 100 kW ou 160 kW (135 CV ou 217 CV) - para se adaptarem às necessidades dos operadores, sendo que ambos os níveis de potência oferecem um binário de 415 Nm, líder na classe.
O motor de tração está montado diretamente no piso traseiro do veículo, eliminando a necessidade de uma subestrutura específica, e foi rodado 90 graus para maximizar o espaço de carga e reduzir o peso e a complexidade.
O potente grupo propulsor elétrico proporciona uma capacidade de reboque máxima de 2.000 kg, líder na classe, o que significa que a E-Transit Custom pode substituir veículos com motor Diesel em funções que nenhum outro furgão 100% elétrico consegue igualar. Para maior conveniência, pode ser instalada uma barra de reboque retráctil opcional.