Ford introduz modo elétrico automático na Transit Custom PHEV

A tecnologia de georeferenciação permitiu à Ford introduzir um modo elétrico automático na Transit Custom PHEV e Tourneo Custom PHEV.

A tecnologia de georeferenciação permitiu à Ford introduzir um modo elétrico automático na Transit Custom PHEV e Tourneo Custom PHEV sempre que acedem a zonas urbanas mais sensíveis em termos ambientais.

A Transit Custom Plug-In Hybrid e a Tourneo Custom Plug-In Hybrid vão mudar automaticamente para o modo de condução elétrico sempre que entrarem em áreas pré-definidas como congestionamentos e zonas de baixas emissões.

A utilização de dados de localização em tempo real permitirá assim ao comercial elétrico da Ford com extensor de autonomia proporcionar uma operação com emissões zero nas zonas urbanas mais sensíveis em termos de poluição.

Denominada "geofencing", a tecnologia não se aplica apenas aos centros das cidades, já que os operadores também podem criar as suas "zonas verdes" para assegurar a condução em baixas emissões nas proximidades de escolas, parques infantis, armazéns, entre outros.

Sempre que o veículo abandonar a zona controlada poderá alterar automaticamente para um modo de condução mais adequado até terminar a viagem, acionando o motor a gasolina EcoBoost para produzir energia elétrica e aumentar a autonomia elétrica da Transit Custom PHEV ou da Tourneo Custom PHEV.

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O módulo "Geofence" incorporado no veículo regista a informação acerca da operação elétrica nas áreas determinadas como "geofence". Os dados encriptados podem ser partilhados com as autoridades locais para confirmar a conformidade com o regulamento de baixas emissões e o esquema de carregamento dos veículos.

Autonomia elétrica superior a 50 km

A Transit Custom PHEV e a Tourneo Custom PHEV são os primeiros veículos comerciais elétricos do seu segmento a disponibilizar um sistema de extensão de autonomia.

A bateria de 13,6 kWh oferece uma autonomia elétrica de até 56 quilómetros (NEDC) na versão de furgão de mercadorias e de 53 quilómetros (NEDC) na variante furgão de passageiros.

https://youtu.be/hByx5VPY8CE

Em ambos os casos, o motor 1.0 EcoBoost pode servir como gerador para carregar a bateria e aumentar a autonomia total para mais de 500 quilómetros.

A bateria pode ser carregada externamente em menos de quatro horas e meia com a utilização de uma tomada doméstica ou em 2h45 num ponto de carregamento público de tipo 2 de 16A.

O sistema de regeneração de energia cinética também permite a recuperação de energia nas desacelerações e nas travagens.

Testes realizados pela For na Europa com as versões elétricas com extensor de autonomia da Transit Custom e da Tourneo Custom demonstraram que esta solução permite eliminar a chamada ansiedade de autonomia, graças à energia elétrica gerada elétrica pelo motor a gasolina de 1,0 Ford EcoBoost.

A capacidade de carga ou o volume de carga não foram penalizados em comparação com a versão convencional equipada com motor a gasóleo.