A Ford Pro apresentou a segunda geração da Transit Courier, que já tivemos oportunidade de conduzir nos arredores de Barcelona e as primeiras impressões ao volante são positivas, designadamente da versão diesel de 1,5 litros de 100 cv, com caixa manual, que se revelou equilibrada e eficiente.
A segunda geração do furgão mais pequeno da Ford Pro, o Transit Courier, foi sujeita a um profundo processo de transformação, não só em termos de imagem, mas também de dimensões e de equipamento de série, designadamente ao nível segurança, para cumprir o novo regulamento europeu GSR2 (General Safety Regulation).
À semelhança da geração anterior, o novo Transit Courier foi desenvolvido a partir da plataforma do Fiesta / Puma, mas que foi "esticada" ao máximo para permitir um incremento da distância entre-eixos de 20,3 centímetros para 2,69 metros e de 18 centímetros no comprimento exterior para 4,34 metros.
A altura máxima também aumentou 5,7 centímetros para 1,83 metros e a largura 3,6 centímetros para 1,80 metros (2,08 metros com espelhos). Isto significa que deixou se posicionar no segmento B dos comerciais ligeiros, mas na faixa inferior do segmento C. Em termos de oferta da própria marca poderá haver alguma sobreposição com a versão de chassis curto do novo Transit Connect, desenvolvido em parceria com a Volkswagen, embora a Ford defenda que os dois modelos têm caraterísticas diferentes.
Exteriormente, o novo Transit Courier distingue-se claramente da concorrência e dos outros comerciais da Ford Pro pelo estilo arrojado, claramente inspirado nos SUV, designadamente no Explorer norte-americano, destacando-se a secção frontal, dominada por uma grelha. mais elevada e vertical, ladeada pelos grupos óticos que incluem os médios e os máximos. As luzes de circulação diurna em LED, por seu lado, estão separadas e encontram-se por baixo do capot.
Mais 25% de volume útil
As projeções curtas da carroçaria e a forma quadrada permitiram aumentar o compartimento de carga em todas as dimensões. Assim, o comprimento interno cresceu 18,1 centímetros para 1,80 metros, enquanto a largura entre as cavas das rodas passou a ser de 1,22 metros, o que se deve à adoção de uma nova suspensão traseira com amortecedores angulares. Em combinação com uma altura interior de 1,25 metros, o volume útil de carga aumentou 25% para 2,9 m3.
Caso seja necessário transportar objetos mais longos como tábuas, tubos ou escadas é possível utilizar uma abertura na parte inferior da divisória fixa, permitindo aumentar o comprimento interno até aos 2,67 metros.
O acesso ao compartimento de carga é assegurado por uma porta lateral deslizante com uma largura de 52,8 centímetros e uma altura de 1,07 metros, e por duas portas traseiras assimétricas de batente com ângulo de abertura até 180º.
O compartimento de carga tem seis pontos de fixação no piso, que é de série. Já opcional é a iluminação LED, os revestimentos do piso em borracha ou em madeira, assim como as calhas de arrumação a meia altura.
A capacidade de carga na versão diesel é de 531 quilos, estando disponível, em opção, uma variante de carga útil elevada de até 854 quilos, equipada com molas de tara dupla.
Materiais robustos
Passando ao habitáculo, a imagem, à primeira vista, parece ser semelhante à do Transit Custom. Mas após uma análise mais profunda verifica-se que houve lugar a algumas otimizações de custos. O Transit Courier é o furgão de entrada da Ford. Em comparação com outros fabricantes, a abordagem é muito semelhante à da Renault com o Kangoo e o Express. O primeiro é o modelo premium, enquanto o último é mais barato e ligeiramente mais barato.
À semelhança do Renault Express, o Ford Transit Courier também só tem dois lugares no habitáculo. O painel de bordo foi projetado para ser robusto e resistente, não sendo de estranhar que muitos dos plásticos sejam duros ao toque. Tal como no Transit Custom existem uns acabamentos em preto com um aspeto mais sofisticado que envolvem os comandos mais importantes. Por outro lado também se nota a ausência de botões para regular a climatização, obrigando o condutor a recorrer ao ecrã tátil de 8", onde corre o sistema de multimedia SYNC 4 da Ford, o qual permite a ligação sem fios a Apple CarPlay e Android Auto.
Conectividade
Por baixo do ecrã tátil e ao lado do botão Start / Stop encontram-se um conjunto de botões físicos para ativar funções como o desembaciamento, por exemplo.
À frente do condutor está um painel de instrumentos digital e um volante multifunções, que permite aceder ao sistema multimedia ou ao regulador da velocidade de cruzeiro. O volante em ajustável em altura e inclinação.
O banco do condutor oferece um bom apoio lombar e várias possibilidades de regulação. A visibilidade para a frente e para trás é excelente, graças a uns espelhos com uma dimensão bastante decente.
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Espaços para arrumações não faltam a bordo, mas pequenos. Existe um compartimento na parte central e um suporte para copos junto ao travão de estacionamento mecânico (a plataforma é do Fiesta), juntamente com uma longa prateleira que se estende pelo painel de bordo, além de um compartimento localizado ao lado do ecrã tátil, que foi pensado para acomodar um smartphone. Por cima do pára-brisas existe uma prateleira, que poderá ser o melhor sítio para guardar objetos maiores.
Ao volante
O Transit Courier é proposto em duas motorizações a gasolina 1.0 EcoBoost com 100 cv e 125 cv e uma diesel 1.5 EcoBlue de 100 cv, sendo esta última a que terá maior procura no mercado nacional. Assim, no contacto dinâmico efetuado nos arredores de Barcelona escolhemos esta última versão para uma primeira avaliação.
Dinamicamente, o Transit Courier oferece um comportamento bastante interessante. A isto não será estranha a sua proximidade com o Fiesta / Puma. A direção é relativamente pesada em comparação com alguns concorrentes. O pisar na estrada é firme e a suspensão consegue digerir com eficácia as irregularidades do piso, mas a unidade ensaiada tinha um lastro de meia carga atrás, o que ajuda a controlar os ressaltos.
O conjunto motor e caixa de velocidades revelou-se adequado para o tipo de utilização do Transit Courier, embora nos arranques em subida com carga venha ao de cima a elevada relação peso / potência. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras.
A suspensão, por seu lado, digere com eficácia as transferências de massas, o que também se deve ao chassis bastante equilibrado do Fiesta / Puma, permitindo abordar as curvas e estradas mais sinuosas com mais confiança, apesar de alguma tendência de subviragem. Em termos de consumo, o computador de bordo da unidade ensaiada registou uma média de 5,8 l/100 km, pouco acima dos 5,7 l/100 km anunciados.
Três níveis de equipamento
O Transit Courier é proposto no mercado nacional em três níveis de equipamento - Ambiente, Trend e Active - com preços para as versões diesel de 25 659 euros, 27 643 euros e 28 800 euros, respetivamente.
A primeira proposta dirige-se aos clientes que prescindem de uma porta lateral, dotação que se encontra na versão Trend, juntamente com uma maior dotação de equipamento. O aventureiro nível Active alarga as características de design tipo SUV com molduras exclusivas nos arcos das rodas, chapas de proteção dianteiras e traseiras, barras de tejadilho e jantes de liga leve pretas de 17 polegadas com elementos maquinados.
Para cumprir o regulamento europeu GSR2, todas as Transit Courier contam com avançados sistemas de apoio à condução, sistema de Manutenção na Faixa, assistência de Pré-Colisão, assistência Inteligente à Velocidade e sensores de estacionamento traseiros.
Em opção estão disponíveis outros dispositivos como cruise control inteligente adaptativo com assistência à mudança de faixa, sistema de Informação de Ângulo Morto, alerta de Tráfego Cruzado, assistência em cruzamentos, assistência à travagem em marcha-atrás.
O novo furgão compacto da Ford está totalmente integrada com a plataforma Ford Pro de software e serviços conectados para promover uma operação eficiente, quer para proprietários/operadores quer para grandes frotas, incluindo ferramentas de gestão de software Ford Pro e Ford Pro Service para reduzir os custos de propriedade.
O novo Transit Courier já está em produção na fábrica da Ford Otosan de Craiova, na Roménia, e a gama será reforçada ainda este ano com a varão elétrica E-Transit Courier.