Ford Transit Courier. Nova geração cresceu e terá versão elétrica

A nova Ford Transit Courier é maior do que a anterior, oferece uma maior capacidade de carga e também vai ter uma versão elétrica

A nova Transit Courier é maior do que a anterior e oferece uma maior capacidade de carga. Além das motorizações de combustão também vai ter uma versão elétrica que chega no último trimestre de 2024. Um ano antes é iniciada a produção das variantes com motor diesel 1.5 EcoBlue e gasolina 1.2 EcoBoost. 

A nova geração da Ford Transit Courier vai crescer nas dimensões externas e do compartimento de carga, aproximando-se da Ford Transit Connect, e passará a contar com uma versão elétrica a bateria. Esta última, no entanto, vai ser a última a chegar no último trimestre de 2024 porque um ano antes começam a ser entregues as versões com motor de combustão interna, a gasóleo e a gasolina.

"A E-Transit Courier é uma parte crucial da nossa gama", afirma Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europe. "O novo modelo vai muito além da substituição da anterior Transit Courier porque ouvimos os clientes e reinventamos por completo a Courier".

A referida reinvenção inclui um crescimento de 18,2 centímetros nas dimensões do compartimento de carga para 1,8 metros, sendo possível ampliar para os 2,6 metros, graças ao mecanismo de abertura da antepára.

O volume útil de carga aumentou 25% para 2,9 m3 e a distância entre as cavas das rodas também registou um incremento para mais de 1,2 metros. A nova Ford Transit Courier pode acomodar duas europaletes em vez de apenas. A capacidade de carga nas versões de combustão é 678 kg ou de 845 kg com carga reforçada, enquanto na elétrica será de 700 kg.

Estreia da E-Transit Courier

Numa primeira fase, a gama Transit Courier será proposta com dois motores de combustão, ambos sobrealimentados e projetados para proporcionarem a melhor combinação possível entre capacidade de resposta e eficiência de combustível. Um dos motores disponíveis é o diesel 1.5 EcoBlue com 100 cv. 

Em alternativa existe uma opção a gasolina, baseada no bloco 1.0 EcoBoost, proposto em níveis de potência de 100 cv e 125 cv. 

A transmissão é assegurada, de série, por uma caixa manual de seis velocidades, mas a motorização de 125 cv pode ser associada, em opção, a uma nova caixa de dupla embraiagem de sete relações. O Auto Start-Stop e fecho automático da grelha são de série para uma maior eficiência. Os intervalos de manutenção são de dois anos ou 30.000 quilómetros.

A oferta será reforçada por uma versão elétrica a bateria, equipada com motor de 100 kW (136 cv) de potência e 290 Nm de binário. Os detalhes acerca da capacidade da bateria não foram revelados, mas tudo indica que terá 60 kWh para permitir uma autonomia superior a 400 km.

Para recuperar a capacidade de carga da bateria, a E-Transit Courier conta com um carregador interno de 11 kW em corrente alterna, que permite carregar entre 10% a 80% em 5,7 horas. Em alternativa existe a possibilidade de carga rápida a 100 kW e nesta última modalidade são necessários apenas dez minutos para ganhar 87 quilómetros de autonomia. 

Prioridade à produtividade

O habitáculo foi igualmente projetado para garantir uma maior produtividade. Uma das novidades consiste no volante cortado para proporcionar um maior espaço para as pernas e melhor visibilidade. A consola central foi desenhada para oferecer um armazenamento configurável, contando com elementos amovíveis para organizar dispositivos, pranchetas e outros objetos mais pequenos.

A versão elétrica conta com travão de estacionamento elétrico e comando dos programas de condução na coluna da direção. Nas variantes de combustão continuam presentes a alavanca da caixa de velocidades no piso e o travão de estacionamento mecânico.

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O painel de instrumentos "digiboard" compreende um cluster digital de 12" e um ecrã tátil central de 12" com o mais recente sistema de infoentretenimento SYNC 4 da Ford. A compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, sem fios, é de série. Opcional é o "Office Pack" que inclui uma superfície de trabalho plana dobrável e iluminada para usar um portátil, preencher documentos ou fazer uma pausa no habitáculo.

A E-Transit Courier vai estar dotada, de série, com a função One-Pedal. Além disso também irá contar com o sistema de pré-aquecimento programado que possibilita que o habitáculo e a bateria atinjam a temperatura ótima enquanto esta última carrega para maximizar a autonomia, podendo a programação ser efetuada com recurso ao ecrã tátil SYNC 4. 

Base é a do Puma / Fiesta

Para apoiar a condução estão disponíveis vários sistemas de assistência. A dotação de série integra máximos automáticos, cruise control, alerta para o condutor, sensores de estacionamento à frente e atrás, auxílio ao arranque em subida, assistência inteligente à velocidade,  ajuda à manutenção na faixa de rodagem,  assistente pré-colisão, câmara de visão traseira, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta para circular em contra-mão.

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Como opção é proposto um pacote que inclui o "Adaptive Cruise Control" com o "Lane Centring" e o "Stop & Go", monitorização do ângulo morto com alerta de Trânsito transversal, assistência ao tráfego em cruzamento e assistência à Travagem em marcha atrás.

A Ford Transit Courier e E-Transit Courier vai ser produzida na Roménia pela Ford Otosan. A base será a do Ford Puma, o qual utiliza a plataforma do Ford Fiesta. A produção das versões de combustão arranca no terceiro trimestre de 2023 e da elétrica no quarto trimestre de 2024.