Nas versões curta e longa. Novo Ford Transit Connect disponível com diesel e PHEV

A Ford revelou a nova geração do Transit Connect, que mantém a oferta diesel e acrescenta uma híbrida plug-in (PHEV) com de até 110 km...

A Ford revelou a nova geração do Transit Connect, que vai estar disponível em dois comprimentos de carroçaria, enquanto no capítulo mecânico mantém a oferta diesel e acrescenta uma híbrida plug-in (PHEV) com uma autonomia em modo elétrico de até 110 km.

Após mais de um ano desde o lançamento da versão de passageiros, denominada Tourneo Connect, a Ford revela a variante para o transporte de mercadorias, o Transit Connect, que entra em produção nesta primavera, com as primeiras entregas previstas para o verão.

Ambos os modelos foram desenvolvidos em parceria com a Volkswagen e partilham os mesmos componentes mecânicos, e não só, com a Volkswagen Caddy. Contudo, os responsáveis de projeto da Ford quiseram, na medida do possível, diferenciar o seu produto da marca alemã, designadamente na secção frontal, e garantem que não é possível montar peças de um Volkswagen no Ford e vice-versa.

Além da grelha frontal, o capot do Transit Connect é diferente do da Caddy, assim como o pára-choques e os guarda-lamas. Atrás, os farolins também possuem um desenho específico.

A nova gama do Transit Connect vai estar disponível em dois comprimentos de carroçaria - 4,5 metros e 4,87 metros - permitindo disponibilizar volumes úteis de 3,1 m3 ou 3,7 m3. As versões longas permitem acomodar duas europaletes no compartimento de carga. A carga útil máxima é de 820 kg e a capacidade de reboque de 1.500 kg, permitindo aos clientes rebocar uma vasta gama de equipamento de apoio à sua atividade.

Kombi de cinco / dois lugares

A versão Kombi do Transit Connect estreia um revolucionário conceito de bancos flexíveis, que possibilita aos utilizadores mudar facilmente de uma configuração de cinco lugares para uma de dois.

Esta variante está disponível, quer na versão curta, quer na longa. O assento traseiro rebate facilmente e sem grande esforço, para a frente e para cima, aumentando o o volume útil de carga para 2,5 m3 (L1) ou 3,1 m3 (L2).

Na posição rebatida, os assentos formam uma antepara protetora a toda a altura e asseguram que os ocupantes dos bancos da frente beneficiam de uma experiência de condução requintada. 

Oferta diesel e PHEV

O Transit Connect mantém a oferta diesel, baseada no motor 2.0 EcoBlue, que será proposto em níveis de potência de 102 cv e 122 cv. Ambas as motorizações podem ser associadas a uma caixa manual de seis velocidades, mas a mais potente também estará disponível com caixa de dupla embraiagem e/ou tração integral. Caso contrário, a potência é transmitida às rodas dianteiras.

Novidade absoluta na gama é a introdução de uma versão híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV). O sistema associa um motor a gasolina EcoBoost de 1,5 litros a uma bateria de alta voltagem e a um motor elétrico para debitar uma potência combinada de 150 cv e 350 Nm de binário através de uma transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades. A carga útil máxima é de 770 kg.

A autonomia em modo é de até 110 quilómetros. O Transit Connect oferece possibilidade de carga rápida num posto de 50 kW ou em corrente alterna a 11 kW.

O Transit Connect oferece três modos de condução: EV Now, para conduzir utilizando apenas o motor elétrico; EV Auto, que equilibra os motores EV e a gasolina para melhor se adaptar às condições de condução; EV Later, para poupar energia elétrica para mais tarde - útil para autoestradas antes de chegar a uma cidade.

Tecnologias a bordo

O habitáculo do Transit Connect Van permite transportar apenas duas pessoas. O painel de bordo possui um quadro de instrumentos digital de 10" e um ecrã tátil de 10" com Navegação Conectada, localizado no topo da consola central.  

O sistema de informação e comunicação do Transit Connect oferece a possibilidade de emparelhamento sem fios Apple CarPlay e Android Auto carregamento sem fios nas versões Limited e Active, enquanto as entradas USB-C na cabina permitem carregar equipamentos maiores como computadores portáteis ou ferramentas de viagem.

Em combinação com um volante aquecido estão disponíveis, em opção, bancos dianteiros aquecidos, certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.), os quais incluem apoios lombares elétricos de quatro vias e apoios de pernas extensíveis ajustáveis para um conforto ideal.

Assistência à condução

Os sistemas avançados de assistência ao condutor de série da Transit Connect incluem Assistência à Pré-Colisão com Travagem Automática de Emergência e Aviso de Colisão Frontal, Assistência à Direção Evasiva e Assistência em Cruzamentos para ajudar a evitar ou atenuar colisões com outros utentes da estrada. 

As versões mais equipadas contam, de série, com câmara de visão traseira e um sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Tráfego Cruzado, para uma maior confiança do condutor nas manobras, assim como o Avisto de Tráfego que pode ajudar a evitar incidentes na abertura das portas com outros utentes da estrada que não sejam vistos. 

LEIA TAMBÉM
Ford Transit Courier. Primeiras impressões ao volante

No mercado nacional, a gama vai ser proposta em três níveis de equipamento: Trend, disponível nos modelos Van e Kombi, destinada a frotas e a compradores que privilegiam o custo de aquisição; Limited, furgão topo de gama com jantes de liga leve de 17 polegadas, superfície de trabalho nas costas do banco do passageiro; Active, associado exclusivamente à versão Kombi, que combina robustez com um estilo inspirado nos SUV, luzes LED e barras de tejadilho.