A Ford revelou as primeiras imagens da nova geração do Tourneo Connect, desenvolvida em parceria com a Volkswagen. O novo modelo será proposto em dois comprimentos de carroçaria, quatro níveis de equipamento, três motorizações. Por sua vez, o habitáculo permite transportar até sete ocupantes em três filas.
A Ford vai lançar a nova geração de veículos comerciais compactos e o programa de renovação começa pelas variantes de passageiros, designadas Tourneo Connect. Mais tarde surgirão as versões de mercadorias, que continuam a manter a designação Transit Connect.
A nova geração de comerciais compactos é o primeiro resultado da Aliança com a Volkswagen, a qual constitui um elemento importante na estratégia futura da Ford. O novo Tourneo Connect foi, assim, desenvolvido em conjunto com a Volkswagen, partilhando muitos dos componentes (e não só) com o novo Caddy.
Tal como como o seu congénere da Volkswagen será proposto em dois comprimentos de carroçaria - curto (L1) e longo (L2) - possibilitando o transporte até sete ocupantes. Quando não estão a ser utilizados, os assentos da segunda e terceira filas podem ser rebatidos ou mesmo removidos para criar uma amplo espaço de carga para equipamento de trabalho ou de desporto.
O assento do passageiro dianteiro pode ser totalmente rebatido, permitindo o transporte em segurança de objetos com um comprimento até três metros como caiaques, pranchas de surf, embalagens de mobiliário ou tábuas de madeira.
Ambiente a bordo
A Ford sublinha que o novo interior foi projetado para aumentar o conforto sem sacrificar a funcionalidade apreciada pelos utilizadores do Tourneo Connect. As amplas portas laterais deslizantes ajudam as crianças e os idosos a entrarem e a saírem do veículo naqueles locais onde o espaço é limitado para abertura das portas convencionais.
LEIA TAMBÉM
Ford Tourneo Custom PHEV Titanium: Eletrificação engenhosa
Para tornar mais agradável a experiência a bordo, o Tourneo Connect conta com vários suportes para copos, compartimentos de arrumação, tomadas USB para carregamento de telefones. Entre as opções disponíveis incluem-se o vidro panorâmico em vidro ou o ar condicionado duplo.
O painel de bordo integra um ecrã tátil, de 8,25" (série) ou 10" (opção), que permite aceder aos comandos da navegação, climatização, audio, enquanto outros elementos como a ligação ao telefone, a informação do veículo e a configuração do audio.
Assistência à condução
O novo Tourneo Connect será comercializado em quatro níveis de equipamento: Active, Trend, Titanium e Sport. No capítulo mecânico estarão disponíveis três motorizações, uma a gasolina 1.5 EcoBoost com 114 cv e duas diesel 2.0 EcoBlue com 102 ou 122 cv.
Todos os motores estão associados, de série, a caixas manuais de seis velocidades, sendo ainda possível optar por uma transmissão de dupla embraiagem PowerShift de sete relações. Pela primeira vez estará disponível na gama uma versão com tração integral, que melhora a condução em situações de piso escorregadio ou solto. O sistema distribui automaticamente o binário entre as rodas, em função das condições de condução.
O novo Tourneo Connect vai ainda oferecer 19 sistemas de assistência à condução, destacando-se o assistente de pré-colisão com travagem automática de emergência e alerta de colisão frontal, assistente de manutenção na faixa de rodagem, assistente de alerta do condutor, regulador da velocidade de cruzeiro, sistema ajustável de limitação da velocidade, auxiliar de arranque em subida, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.