A Ford está a estudar tecnologia de iluminação para ajudar os condutores a manterem os olhos na estrada em período nocturno ou em condições de fraca visibilidade. Ainda em fase experimental, o sistema recorre a faróis de alta resolução para fornecer informação sobre o que se encontra à frente do veículo.
A Ford está a desenvolver uma nova tecnologia de iluminação para ajudar os condutores a manter os olhos na estrada. Esta inovação pode projetar direções. limites de velocidade ou informações meteorológicas diretamente para que o olhar de quem vai ao volante permaneça fixo no caminho à sua frente.
Segundo a Ford, 40% das colisões no Reino Unido acontecem na condução noturna, embora o número de automóveis a circular seja substancialmente inferior do que durante o dia.
"O que começou como uma brincadeira com um projector de luz e uma parede branca poderá levar as tecnologias de iluminação a um nível totalmente novo," refere Lars Junker, funcionalidades e software, Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, Ford Europa.
"Existe agora o potencial para fazer muito mais do que simplesmente iluminar a estrada como forma de ajudar a reduzir o 'stress' inerente à condução noturna. O condutor pode obter informações essenciais sem nunca precisar de tirar os olhos da estrada," sublinha o responsável da Ford Europa.
Conduzir às "cegas"
O risco de colisão aumenta sempre que o condutor tira os olhos da estrada. Um veículo que circula a 90 km/h percorre 25 metros por segundo, o que significa que mesmo um breve olhar para a navegação no ecrã do automóvel pode resultar em "conduzir às cegas" durante dez metros ou mais.
Numa estrada sem iluminação, isto pode significar, potencialmente, não ver um sinal importante ou uma curva na estrada.
LEIA TAMBÉM
Conheça as vantagens e os inconvenientes dos faróis LED
A projeção de informação na estrada através da utilização de faróis de alta resolução pode ser igualmente benéfica para outros utentes da estrada. Se uma passadeira for projetada na estrada, ficará visível tanto para o condutor como para o peão, em situações em que as marcações existentes na estrada estão desgastadas ou são pouco claras. Outras possibilidades incluem mostrar ao condutor uma trajetória a seguir para permitir ultrapassar ciclistas a uma distância segura.
Novas informações
A nova nova tecnologia pode disponibilizar informações relativas a alterações meteorológicas, tais como queda de neve, nevoeiro, pisos escorregadios ou presença de gelo no caminho.
A ligação dos faróis ao sistema de navegação poderá mostrar as próximas curvas, enquanto a largura do veículo poderá ser projetada para a estrada, ajudando o condutor a avaliar se o veículo caberá numa determinada passagem ou num lugar de estacionamento.
A Ford sublinha que esta funcionalidade para veículos está a ser desenvolvida apenas para fins experimentais, estando a ser realizados testes em ambientes controlados.