Depois do adiamento. Ford desiste de SUV elétrico de três filas

Com lançamento previsto, inicialmente, para 2025, a Ford acaba de cancelar o projecto de um SUV 100% elétrico de três filas de bancos.

Com lançamento previsto, inicialmente, para 2025, a Ford acaba de cancelar o projecto de um SUV 100% elétrico de três filas de bancos. Decisão que acaba colocando um ponto final num desafio que, de resto, já tinha sido adiado em dois anos, ou seja, para 2027.

O fim do projecto de um SUV 100% elétrico com três filas de banco resulta, segundo noticia o site InsideEVs, da mais recente avaliação feita pela Ford Motor Company, relativamente à implementação da mobilidade exclusivamente elétrica. Isto numa altura em que são vários os construtores automóveis a levantarem o pé do acelerador, nos esforços de transição para um futuro zero emissões, devido à redução na procura mundial por veículos elétricos.

Com uma oferta, em termos de SUV de três filas, resumida ao Explorer a combustão, a Ford ainda pensou num modelo idêntico, elétrico, mas as últimas tendências do mercado acabaram levando a uma reformulação do projecto
Com uma oferta, em termos de SUV de três filas, resumida ao Explorer a combustão, a Ford ainda pensou num modelo idêntico, elétrico, mas as últimas tendências do mercado acabaram levando a uma reformulação do projecto

Anunciado em conferência de imprensa, o fim deste projecto não significa, no entanto, o descartar, por parte da da Ford, da intenção de contar com um novo modelo de SUV maior, com três filas de bancos.

Pelo contrário, a marca da oval promete avançar com um projecto do género, mas e a partir de agora, equipado com um sistema de propulsão híbrido, como solução preferida.

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Já quanto à data possível de lançamento deste "reformulado" SUV, a marca de Detroit não quis avançar, nesta conferência de imprensa, qualquer prazo.

Custos e clientes justificam abandono

Ainda relativamente à decisão agora tomada, a Ford justifica-a, principalmente, com os custos de aquisição de materiais para as baterias, para as quais o construtor norte-americano tinha definido um alcance de 560 km, assim como com a pressão do mercado para veículos elétricos cada vez mais acessíveis, em termos de preço.

"Os consumidores de veículos elétricos dão, hoje em dia, bastante mais importância ao investimento feito na aquisição, do que os primeiros clientes que compraram um EV. Olhando bem mais para o automóvel escolhido como uma forma efectiva de poupar, não só dinheiro em combustível e manutenção, como tempo, ao carregarem em casa", defendeu, em comunicado de imprensa a que a InsideEVs teve acesso, a marca da oval azul.

Apesar do esfriamento do mercado mundial de elétricos, a Ford pretende continuar a investir em pick-ups elétricas, como a F-150
Apesar do esfriamento do mercado mundial de elétricos, a Ford pretende continuar a investir em pick-ups elétricas, como a F-150

"Isto, juntamente com as inúmeras opções de veículos elétricos que estão previstas chegar ao mercado nos próximos 12 meses, mas também o aumento dos requisitos de conformidade, acabou levando ao ampliar das pressões sobre os preços", conclui.

Segundo a mesma fonte, com esta decisão, a Ford não pretende transmitir a ideia de estar a desistir de um futuro totalmente elétrico, mas apenas a reduzir, em cerca de 10%, o capital previsto para investimento em veículos elétricos. Muito dele direccionado para as pick-up elétricas de última geração, mais até do que para os SUV familiares maiores.

Entretanto, o primeiro modelo a bateria de próxima geração será uma van comercial, cuja produção deverá arrancar já em 2026, no estado norte-americano do Ohio, seguida de duas novas pick-up eléctricas, previstas para 2027.