Embora com um já longo historial na famosa rampa norte-americana, a Ford promete apresentar-se, este ano, na linha de partida para a Pikes Peak International Hill Climb, de uma forma ligeiramente diferente - com a SuperVan 4 100% elétrica desenvolvida pelo departamento de competição da marca norte-americana, a Ford Performance.
Agendada para o próximo dia 25 de junho de 2023, aquela que é a 101.ª edição da mais famosa rampa realizada no continente americano, a Pikes Peak International Hill Climb, volta a contar, este ano, com a presença da também americana Ford. A qual, recorda o fabricante, tem sido presença assídua no evento desde a sua criação, em 1916!
Entretanto e passados que estão mais de 100 anos sobre esse momento, em que um Ford Model T fez a subida até à linha da meta, a 4.300 metros de altitude, no estrondoso tempo de 28 minutos e 3 segundos, a Ford volta a confirmar a sua presença em mais "subida às nuvens" nos arredores de Colorado Springs, no estado norte-americano do Colorado, embora e desta feita, com um veículo totalmente distinto - a SuperVan 4 de propulsão 100% elétrica, criação da Ford Performance e da STARD.
Prometendo, desde já e segundo afirma a marca da oval azul, um tempo substancialmente inferior no cumprir das 156 curvas que fazem parte de um percurso de 19,99 km, a Supervan 4 terá aos comandos Romain Dumas, piloto que, além de ser um dos recordistas de Pikes Peak, também venceu, em três ocasiões, as 24 Horas de Le Mans. Isto, além de possuir vários recordes ao volante de carros 100% elétricos.
Quanto à SuperVan 4, dispõe, como o próprio nome deixa antever, de tracção às quatro rodas, a procurar garantir a melhor transmissão ao solo de um sistema de propulsão exclusivamente elétrico que, além de uma bateria de elevado desempenho, com apenas 50 kWh, dispõe ainda de "um dos mais poderosos grupos propulsores elétricos do mundo", afirma Michael Sakowicz, o CEO da STARD, empresa que é uma das especialistas em pesquisa e desenvolvimento em veículos elétricos.
LEIA TAMBÉM
Ford SuperVan elétrica acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos
"A Rampa de Pikes Peak é perfeita para o próximo envolvimento da Ford Performance e o local ideal para levar a SuperVan 4, uma vez que ambos têm no seu historial bastantes momentos que acendem a imaginação dos fãs de corridas em todo o mundo", comentou, por seu lado, o Diretor Geral da Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook. Acrescentando que, "ambos evoluíram com o tempo e é a hora de levar a nossa tecnologia de veículos elétricos e colocá-la à prova na montanha, frente a alguns dos veículos mais impressionantes do mundo."