Menos de dois segundos dos 0 aos 100 km/h é a aceleração da Ford SuperVan, equipada com quatro motores elétricos que desenvolvem 2000 cv, alimentados por uma bateria de 50 kWh. Esta é a SuperVan mais rápida de sempre e com emissões zero.
A Ford aproveitou o Festival de Velocidade de Goodwood, em Inglaterra, para revelar a nova geração da SuperVan, a quarta, que está equipada com quatro motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 2000 cv.
O design da nova Transit SuperVan é inspirado na recentemente apresentada E-Transit Custom, mas distingue-se pelo visual radical que sublinha o seu desempenho dinâmico.
Os guarda-lamas ousados, o estilo musculado e a pintura exclusiva transmitem uma expressão mais radical do design da Transit, enquanto a linha motriz elétrica proporcionou à equipa de desenvolvimento menos restrições em termos de conceção, dimensões e refrigeração da bateria.
As especificações desportivas da Transit Supervan combinam a plataforma da E-Transit Custom com uma arquitetura spaceframe em aço e painéis da carroçaria em materiais compósitos de baixo peso.
Baseada na competição
A influência da competição está patente em elementos aerodinâmicos como o imponente difusor frontal, as saias laterais e o difusor traseiro, enquanto que na traseira os recortes e barbatana dorsal formam um efeito radical e fluem para a asa traseira de forma a gerar força descendente e "colar" a SuperVan Elétrica à pista para maior aderência.
A influência da competição prossegue sob a carroçaria, com uma suspensão de duplos triângulos assimétricos nos dois eixos. Os sub-chassis dianteiros e traseiros, os elementos verticais e os travões proporcionam uma capacidade de travagem e de direcção compatíveis com a estabilidade direcional em linha reta.
A bateria de iões de lítio com capacidade de 50 kWh, com refrigeração líquida, foi instalada no veículo de forma a garantir a melhor distribuição de peso possível e um baixo centro de gravidade.
A bateria de 50 kWh alimenta quatro motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 2000 cv, distribuída pelas rodas através de um sistema de tração integral.
Conectividade a bordo
O interior da Ford SuperVan inclui um arco de segurança completo e bancos de competição, de acordo com os padrões de segurança da FIA, bem como um grande ecrã tátil SYNC herdado diretamente dos modelos Ford de produção corrente, tais como o Ford Mustang Mach-E, que assegura o controlo dos avançados sistemas de conectividade e informação.
Em caso de necessidade, os condutores podem fazer uma pausa na condução da SuperVan em pistas ou rampas, para definir um percurso, encontrar um posto de carregamento, ligar-se a uma rede WiFi e fazer chamadas telefónicas - tudo através do ecrã tátil SYNC.
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A SuperVan mantém, no entanto, algumas das caraterísticas típicas dos furgões como o espaço de carga atrás do condutor, a porta lateral para facilitar as operações de carga e descarga, estando a Ford a desenvolver um sistema de abertura de segurança eletromagnético controlado através do ecrã SYNC.
Cinco perfis de condução
O ecrã tátil também igualmente o controlo dos modos de condução selecionáveis, os quais adaptam os mapeamentos do binário e a travagem regenerativa da SuperVan, controlando a resposta dos sistemas em consonância com diferentes cenários de condução.
Na SuperVan estão disponíveis cinco perfis de condução: Road, para os raros casos de condução "normal"; Track, para equilibrar a velocidade e o comportamento em curva em pista, com pneus slick de competição; Drag, para aceleração máxima em pistas de provas de aceleração (drag strips), utilizando pneus radiais para provas de aceleração (drag racing); Drift, para espetaculares manobras de drif, demonstrações de agilidade e condução na neve; Rally – para um desempenho otimizado em Especiais de Ralis em asfalto e terra, utilizando com pneus especiais
O aperfeiçoamento da prestações resulta da adoção de um pack de sistemas eletrónicos que inclui controlo de tração, launch control, limitador de velocidade na pit-lane e travagem regenerativa de três fases para devolver energia à bateria, uma função semelhante ao Modo L na E-Transit.
A baixa velocidade, o Modo ECO mantém os motores em eficiência otimizada, coloca a travagem regenerativa no nível máximo e desativa a transmissão no eixo traseiro. Para alcançar a velocidade máxima, o botão E-Boost ativa o aumento temporário de potência e binário, ao alcance da ponta dos dedos do condutor.
Quarta Supervan
Ao longo das últimas cinco décadas, a Ford já apresentou quatro SuperVan. A primeira foi revelada em 1971 e apresentava um motor em posição central, retirado do Ford GT40 vencedor de Le Mans, originando uma Transit Mk. 1 diferente de todas outras.
A fórmula foi elevada para outro patamar na SuperVan 2; uma versão em fibra de vidro da Transit Mk. 2 foi montada sobre a monocoque e o V8 Cosworth de 590 CV do carro de competição Ford C100.
Este veículo renasceu mais tarde no facelift da Transit Mk.3 - SuperVan 3 -, equipado com um motor Cosworth HB de 650 CV utilizado pelos carros de Fórmula 1 da época.
A quarta Supervan permitiu à Ford prosseguir esta tradição, com a interpretação de um veículo com estas caraterísticas no Século XXI, baseada nos modernos conceitos de eletrificação e eletrificação.
"O quarto capítulo da história das SuperVan foi concebido para ser o mais rápido e o mais radical até agora, mantendo, ao mesmo tempo, todo o ADN da Transit", afirma Amko Leenarts, Director de Design da Ford da Europa.
"As proporções são uma versão mais musculada do conceito que desenvolvemos para a E-Transit Custom, e a barra de luz frontal cria uma expressão futurista, fazendo da SuperVan Elétrica a expressão máxima da linguagem de design da Transit", acrescenta o responsável.