Sete modelos elétricos da Ford vão chegar até 2024, incluindo três SUV e quatro comerciais. Uma das propostas será uma versão elétrica do Puma, que será fabricada na Roménia, e dois crossover baseados na plataforma MEB. Para apoiar o plano de eletrificação está prevista a construção de uma gigafactory nos arredores de Ankara.
No âmbito da aceleração do seu programa de eletrificação, a Ford anunciou o lançamento de seus veículos elétricos até 2024, incluindo três ligeiros de passageiros e quatro comerciais ligeiros. Um dos novos modelos é o Puma elétrico, que deverá chegar nesse ano.
A marca pretende vender mais de 600 mil veículos elétricos no Velho Continente até 2026, mas os seus planos para o final desta década são mais ambiciosos. Até 2030, as vendas de ligeiros de passageiros serão exclusivamente de elétricos e o mesmo deverá suceder em 2035. Nessa atura, a Ford também pretende atingir a neutralidade carbónica, não só em termos de produto, como de fabrico, cadeia de abastecimento e logística.
O plano de eletrificação da Ford prevê o estabelecimento de unidades de negócio independentes para veículos de combustão, Ford Blue, elétricos, Ford Model e, e comerciais, Ford Pro.
"A nossa marcha para um futuro elétrico constitui uma necessidade imperiosa para a Ford responder às necessidades de mobilidade dos clientes numa Europa em transformação", afirmou Stuart Rowley, presidente da Ford of Europe.
"É também uma necessidade crescente para um maior cuidado do nosso planeta, dando uma contribuição positiva à sociedade e reduzindo as emissões em linha com o Acordo do Clima de Paris", acrescenta Stuart Rowley.
Três novos SUV elétricos
A partir de 2023, a Ford vai produzir dois novos modelos elélricos, baseados na plataforma MEB, na fábrica de Colónia, na Alemanha. O primeiro será um crossover de dimensões médias com cinco lugares, autonomia superior a 500 quilómetros já no próximo ano.
A Ford confirmou que em 2024 começará a ser produzido um segundo SUV elétrico no Ford Cologne Electrification Centre. Isso significa que a produção de veículos elétricos irá aumentar para 1,2 milhões de unidades em seis anos. O investimento na nova unidade de montagem de veículos elétricos será de aproximadamente 1,82 milhões de euros e inclui uma nova linha de montagem de baterias, que deverá iniciar as operações em 2024.
Além disso, o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa, o Puma, também terá uma versão elétrica, a partir de 2024, fabricada em Craiova, na Roménia.
Será de referir que em 2021, as vendas de SUV e crossovers da Ford representaram 58% do volume total de ligeiros de passageiros na Europa, cerca de 20% mais do que em 2020.
A gama de comerciais ligeiros Transit também contará com quatro modelos elétricos novos: as nova gerações da Transit Custom e da Tourneo Custom em 2023, assim como do Transit Courier e Tourneo Courier em 2024.
Gigafactory em Ankara
O ambicioso plano de eletrificação da Ford será apoiado por uma gigafactory, nos arredores de Ankara, na Turquia, que será uma das maiores fábricas de baterias para veículos elétricos da Europa. O projeto resultará de uma joint-venture entre a Ford, a SK On Co e a Koç Holding. Para o efeito já foi assinado um memorando de entendimento entre as três entidades.
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A joint-venture irá fabricar células de Níquel NMC para montagem nos módulos de matriz das baterias. A produção deverá arrancar o mais tardar a meio da presente década, com uma capacidade anual que deverá rondar a faixa entre os 30 e os 45 GWh.
O investimento que os três parceiros estão a planear para a joint-venture de baterias – incluindo o apoio do Governo turco – irá beneficiar, diretamente, os grandes e pequenos operadores de veículos comerciais em toda a Europa, reduzindo os custos de energia e de operação, ao mesmo tempo que gera um contributo positivo para a redução de dióxido de carbono.