Graças à parceria com a VW. Ford pode fabricar um segundo EV com base MEB

Ainda fruto do acordo com o Grupo Volkswagen, a Ford pode vir a produzir um segundo veículo elétrico (EV) com base na plataforma MEB.

Depois do acordo celebrado com o Grupo Volkswagen para utilização da plataforma alemã para veículos elétricos MEB, num futuro EV da marca da oval azul, surgem agora as notícias segundo as quais a Ford pode utilizar esta mesma base, para um segundo modelo elétrico.

A notícia foi avançada pela agência noticiosa Bloomberg, citando fontes não-identificadas do construtor norte-americano, segundo as quais, este novo modelo elétrico, destinar-se-á exclusivamente ao mercado europeu.

"Como dissemos anteriormente, há potencial para um segundo veículo totalmente elétrico, baseado na plataforma MEB, a ser construído em Colónia, mas isso está ainda a ser analisado", comentou já, em comunicado enviado à Bloomberg, a Ford Europa.

A hoje em dia muito requisitada plataforma MEB

Recorde-se que o Grupo Volkswagen e a Ford mantêm já uma parceria para a próxima geração das respectivas pick-ups de tamanho médio, a Volkswagen Amarok e a Ford Ranger, assim como para concepção de uma van comercial com capacidade para até 1 tonelada.

Entretanto e segundo as últimas informações, a Volkswagen está a desenvolver uma pequena van para utilização em cidade, ao mesmo tempo que já concordou em ceder a plataforma MEB à Ford, para construir um EV. Sendo que, as duas companhias, têm vindo a cooperar, igualmente, no desenvolvimento da condução autónoma.

LEIA TAMBÉM
Só elétricos em 2030. Ford vai acabar com motores de combustão na Europa

Ao mesmo tempo, um boato recente veio garantir que, o modelo que a marca norte-americana está a desenvolver, com base na plataforma MEB, será uma espécie de Mustang Mach-E mais compacto, em princípio, com as dimensões do Focus.

De resto e como parte deste acordo, a marca da oval azul adquirirá um total de 600.000 plataformas MEB, ao longo de seis anos, a começar já em 2023. Veículo elétrico que, tudo indica, será produzido na fábrica do fabricante, em Colónia, na Alemanha.

O segundo EV da Ford, com base na MEB, poderá ser uma espécie de Mustang Mach-E mais compacto

Entretanto e também recentemente, a Ford anunciou um investimento na ordem dos 247 milhões de euros, na sua fábrica de Craiova, na República Checa, para aí produzir um novo comercial ligeiro, impulsionado, tanto por motores de combustão, como por sistemas de propulsão 100% elétrico. Cujo início de comercialização está previsto para 2024.

"Adicionar uma versão totalmente elétrica, em 2024, significa que Craiova será nossa terceira instalação na Europa, para construir um veículo totalmente elétrico", afirmou já o presidente da Ford para a Europa, Stuart Rowley.