Os dois modelos familiares da gama da oval azul recebem agora os blocos da família EcoBlue, com potências entre os 120cv e 240cv aliados a maior eficiência de consumos. Além disso, surge também uma nova caixa automática para o Ford S-Max e o Ford Galaxy Apresentados como os seus "modelos familiares topo de gama", a Ford acaba de renovar a oferta dos modelos S-Max e Galaxy. Eles passam agora a contar com os mais evoluídos motores Diesel EcoBlue de dois litros, que surgem em versões de 120cv, 150cv, 190cv e, como biturbo, com 240cv, sendo destacado ainda o elevado binário que estes blocos alcançam e a sua elevada eficiência. A outra grande novidade para esta dupla da oval azul é a introdução da caixa automática de oito velocidades, que será controlada por "um elegante e ergonómico seletor rotativo". Foram ainda reforçados outros sistemas dos Ford Galaxy e Ford S-Max. Entre as principais novidades surge o Controlo de Velocidade Adaptativo com funcionalidade Stop&Go, para os modelos equipados com a nova transmissão automática. E, falando de sistemas capazes de modificar a sua atuação, surge também um novo sistema de iluminação dianteira adaptativo Ford. Além disso, o sistema de informação do ângulo morto foi melhorado e está contemplada a Assistência ao Estacionamento com capacidade para gerir manobras na perpendicular. A bordo é a evolução do infotainment SYNC3, a que se acede através de um ecrã de 8'', que concentra as principais atenções.