Que os sistemas de segurança activa nos automóveis já detetam obstáculos, seres humanos e animais, é algo com que todos já contamos; agora, detetarem e evitarem também valas e beiras da estrada degradadas, isso, sim, é invulgar! E foi isso mesmo a Ford que desenvolveu.
Suportada num estudo da Comissão Europeia de 2018, segundo a qual a maioria das mortes na Europa acontece em estradas rurais, a Ford decidiu debruçar-se sobre o assunto e acaba de criar uma nova tecnologia, capaz de tornar a condução em zonas rurais, mais fácil e segura - o Road Edge Detection.
Concebida para ser usada a uma velocidade média de 70-110 km/h, a tecnologia Road Edge Detection usa a câmara localizada zona inferior do espelho retrovisor, para monitorizar as beiras de estrada a 50 m em frente do veículo e a 7 m ao seu lado.
Mantendo uma monitorização permanente das laterais, o sistema reage sempre o pavimento se altera para empedrado, cascalho ou relvado, fornecendo um suporte de direção suave, de acordo com as necessidades do momento, impedindo assim que o veículo saia da faixa de rodagem.
LEIA TAMBÉM
Ford Exit Warning. Para que a simples abertura da porta não resulte em acidente
Graças à utilização de um avançado algoritmo, o sistema consegue, não só determinar, sempre que há mudanças claras estruturais na estrada, face à área em redor desta, como também fornecer um suporte na direção, em estradas marcadas cujos traços estejam cobertos ou pouco visíveis, devido à neve, folhas ou chuva.
Nos casos em que o condutor ainda estiver perto da beira da estrada após o suporte inicial da direção, o sistema faz vibrar o volante, como forma de alerta. Sendo que, durante a noite, o Road Edge Detection usa a iluminação dos faróis, para funcionar com a mesma eficácia que durante o dia; basta ver o vídeo que aqui lhe deixamos!
No entanto e se acha que ainda vai ter de ficar à espera da chegada desta tecnologia, desengane-se; o Road Edge Detection já está disponível na Europa, em modelos como o Focus, Puma, Kuga e Explorer.