A Ford Motor Company acaba de anunciar o regresso ao Campeonato do Mundo de Fórmula 1, depois de mais de 20 anos ausente do 'Grande Circo'. Sendo que, desta feita, o regresso é feito em parceria, com a Red Bull Racing, que, também esta sexta-feira, deu a conhecer a sua nova decoração para 2023.
O anúncio do regresso da marca da oval azul ao patamar maior do automobilismo de velocidade, foi feito, através de um comunicado divulgado esta sexta-feira, no qual revelou ainda que, a presença no pelotão da boxes do Mundial de Fórmula 1, só será efectivado, dentro de três anos, na temporada de 2026.
Segundo o Presidente-executivo da Ford Motor Company, Bill Ford, trata-se do "início de um novo e emocionante capítulo, naquilo que é o percurso da Ford na história do automobilismo mundial, o qual começou com o meu bisavô e a sua vitória numa corrida, que ajudou a lançar a nossa empresa".
Para o bisneto daquele que foi o fundador do construtor automóvel nascido em Detroit, "a Ford está de regresso ao auge do Desporto, trazendo consigo aquela que é uma já longa tradição em termos de inovação, sustentabilidade e eletrificação, para um dos palcos com maior visibilidade em todo o mundo".
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Sobre a forma como será feito este regresso, o fabricante explica que terá por base uma parceria de longo prazo com a escuderia campeã do mundo em título, a Red Bull Racing, e, mais concretamente, mediante uma parceria técnica que levará ao desenvolvimento de uma unidade de energia híbrida de última geração, para aplicação nos monolugares, a partir de 2026.
Concretizado este objectivo, a Red Bull Ford, assim passará a chamar a escuderia, ficará encarregue de fornecer motores não apenas à Red Bull Racing, como também à Scuderia Alpha Tauri, pelo menos, até 2030.
De resto e já em 2023, a Ford e a Red Bull Powertrains começarão a trabalhar no desenvolvimento da unidade de potência que irá cumprir com os novos regulamentos técnicos, incluindo um motor elétrico de 350 kW e um novo motor de combustão, capaz de operar em pleno com os novos combustíveis sustentáveis. E que deverá ficar pronto para a temporada de 2026.
Vale a pena recordar que, durante a sua permanência na F1, nas décadas de 60 e 70, a Ford conseguiu tornar-se no terceiro fabricante de motores mais bem sucedido na história deste desporto, tendo amealhado um total de 10 campeonatos do mundo de construtores e 13 campeonatos de pilotos.
"Tremendamente emocionante", diz Christian Horner
Quanto à Oracle Red Bull Racing, que chegou a manter um namoro com a alemã Porsche antes de "casar" agora com a Ford, veio já afirmar, através do seu director e CEO, Christian Horner, que "é fantástico receber a Ford de volta à Fórmula 1, através desta nova parceria", já que trata-se de "um fabricante com uma enorme história no desporto automóvel e que abrange várias gerações".
No mesmo dia em que deu a conhecer a nova decoração dos seus monolugares para a temporada de 2023, Horner recorda "De Jim Clark a Ayrton Senna e Michael Schumacher, a linhagem fala por si", acrescenta o mesmo responsável, defendendo que, "para nós, enquanto Red Bull Powertrains, ajudar a escrever o próximo capítulo dessa dinastia, como Red Bull Ford, é algo de tremendamente emocionante".
"Estamos a dar início a uma nova e empolgante era, para a Ford Performance", afirma o Presidente e CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, para quem "a F1 será uma plataforma incrível para dar asas à inovação, partilhar ideias e tecnologias, mas também interagir com dezenas de milhões de novos clientes". De resto, "estaremos a competir para vencer na F1,o pináculo dos desportos automóveis motorizados, e com a Red Bull Racing".