Ford Ranger e Volkswagen Amarok são os vencedores do prémio International Pick-Up Award de 2024-2025. Se a escolha parece lógica, o processo de decisão foi bastante mais complexo.
A Riviera de Atenas foi a zona escolhida pelos colegas gregos da Troxoi kai Tir para a realização dos ensaios dinâmicos que antecederam a eleição do vencedor da edição de 2024 do International Pick-Up Award (IPUA).
Este ano apresentaram-se a concurso quatro modelos - Ford Ranger, Volkswagen Amarok. Ford Ranger Raptor e Toyota Hilux GR Sport II - e já fora da competição o Maxus T90 EV, que ficou de fora porque não tem tração integral, apenas traseira (4x2).
Os membros do júri não tiveram uma tarefa fácil e houve uma discussão intensa relativamente a dois dos candidatos: Ford Ranger e Volkswagen Amarok. A questão era se deveriam concorrer individualmente ou em conjunto. E argumentos não faltavam para ambas as opções.
O Ford Ranger e a Volkswagen Amarok foram desenvolvidos em conjunto no âmbito de uma parceria industrial entre ambos os construtores. As duas pick-up partilham a mesma plataforma, as motorizações, as transmissões e os sistemas de tração integral.
Mesmos motores
As dimensões exteriores do Ford Ranger e da Volkswagen Amarok são idênticas, com um comprimento de 5,35 metros, uma largura de 2,21 metros (com espelhos) e uma altura de 1,88 metros. O compartimento de carga das versões de cabina dupla têm um formato quase quadrado, com um comprimento de 1,56 metros, uma largura de 1,58 metros e uma altura de quase 53 centímetros.
No capítulo mecânico são propostas motorizações diesel de 2,0 litros com 170 cv e 205 cv ou V6 de três litros com 240 cv. A motorização de entrada pode ser associada a uma caixa manual ou automática de seis velocidades, enquanto as restantes estão acopladas a uma transmissão de dez relações.
A longa distância entre-eixos de 3,27 metros em combinação com vãos da carroçaria mais reduzidos permitiram melhorar as aptidões em todo-o-terreno, oferecendo um ângulo de ataque de 29º, ventral de 21º e de saída de 22º. O ângulo de inclinação lateral pode chegar aos 29º. A altura ao solo de 23 centímetros permite passagens a vau até 800 mm. A capacidade de carga é de uma tonelada e de reboque de 3500 quilos.
As diferenças
Se são muitas as semelhanças entre a Ranger e a Amarok também existem algumas diferenças. A mais óbvia consiste naturalmente na imagem exterior, já que ambos os modelos adotam a mais recente linguagem de ambas as marcas.
Na Ford Ranger, a grelha definida do motor e uma assinatura em "C" nos faróis dianteiros são os principais traços distintivos, enquanto uma subtil linha de ombros nas laterais incorpora arcos de rodas mais arrojados que proporcionam uma postura segura. Os faróis possuem matriz LED, enquanto os grupos óticos da secção traseira foram desenhados em harmonia com a assinatura gráfica dos da frente.
Quanto à Amarok, a Volkswagen reivindica que dos componentes exteriores, apenas s espelhos retrovisores, os puxadores das portas e o painel do tejadilho são iguais.
Tudo o resto na carroçaria é específico, começando pelos arcos das rodas inspirados na geração anterior, assim como os pára-choques ou a grelha frontal, cujo estilo faz recordar alguns SUV da marca, como o Tiguan ou o Touareg. Igualmente distinto é o taipal traseiro, que tem estampado a designação do modelo e o pára-choques dispõe de um degrau para facilitar o acesso à caixa de carga metálica.
Especificidades a bordo
Passando ao habitáculo, as diferenças são ainda mais notórias. Ambos possuem um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil vertical na consola central, mas com um grafismo e software específicos.
Os volantes multifunções são oriundos de cada uma das marcas. Os comandos da climatização também são diferentes, com botões físicos no Ford e no ecrã tátil no Volkswagen.
A seleção dos modos de tração é (2H - 4A - 4H - 4L) é assegurada em ambos os casos por um comando giratório entre os bancos, assim como o bloqueio de diferencial, mas os seis programas de seis programas de condução - Normal, Eco, Escorregadio, Lama/Terra, Neve/Areia Intensa e Reboque - são ativados por um botão no base entre os bancos no Ford ou por uma tecla na consola central no Volkswagen.
Gama Ranger mais extensa
Por outro lado, a gama da Ranger é bastante mais completa, incluindo nada mais nada menos do que oito derivativos diferentes: XL, XLT, Tremor, Limited, Wildtrak, Wildtrak X, Platinium e Raptor. Nos testes do IPUA em Atenas, a Ford tinha disponibilizou, pela primeira vez para ensaios, as novas versões Wildtrak X e Tremor.
A primeira oferece o modo de condução Rock Crawl, que anteriormente só existia na Ranger Raptor, e as capacidades de todo-o-terreno são superiores às da Wildtrak "normal". Esta variante vem equipada com um motor diesel de 2,0 litros com 205 cv, a altura ao solo, dependendo dos pneus, aumentou 26 mm e conta com uma suspensão exclusiva da Bilstein. A versão Tremor posiciona-se abaixo da Limited e foi projetada para oferecer melhores prestações em fora de estrada do que as variantes de trabalho.
A gama Amarok não é tão extensa como a da Ranger, sendo proposta em quatro níveis de equipamento - Life, Style, Aventura e Panamericana (não disponível em Portugal) - mas apenas com cabina dupla.
Após discussão intensa foi decidido que ambos os modelos iriam concorrer em conjunto, porque partilham a mesma plataforma e são produzidos na mesma fábrica na África do Sul. A partir desse momento tornou-se claro que haveriam uns favoritos claros, o que se viria a concretizar.
Ranger Raptor à espreita
Se o Ford Ranger e a Volkswagen Amarok concorressem separados poderia haver uma surpresa vinda da Ford Ranger Raptor, que beneficiaria da divisão de votos. Este modelo concorreu separado porque apresenta caraterísticas diferentes.
A base é a mesma, mas foi profundamente revista, enquanto a capacidade de carga diminuiu para metade devido a introdução de uma suspensão específica com amortecedores Fox.
A motorização disponível atualmente é específica, estando a cargo de um bloco a gasolina V6 biturbo de 3,0 litros que desenvolve uma potência de 292 cv. Em termos de prestações a Ranger Raptor pertence claramente a uma categoria à parte, não só em desempenho em estrada, mas também em todo-o-terreno.