A Ford já está a aceitar encomendas para a nova Ranger Raptor e os preços da versão mais desportiva desta pick-up de dimensões médias já são conhecidos. Produção arranca em julho na fábrica da Tailândia.
Apresentada no início do ano, a segunda geração da Ranger Raptor vai começar a ser produzida no mês de julho na fábrica da Tailândia, mas já é possível fazer a configuração online desta pick-up topo de gama, como fazer as encomendas.
Desenvolvida na Austrália pela Ford Performance, a nova Ranger Raptor está equipada com um motor V6 a gasolina de 3,0 litros que desenvolve uma potência de 288 cv e um binário de 491 Nm, que está associado a uma caixa automática de dez velocidades, a qual foi projetada inicialmente para o Ford Mustang, tendo sido adaptada para ser utilizada numa pick-up.
Para assegurar o melhor conforto em estrada e em todo-o-terreno, a suspensão da Ranger Raptor possui amortecedores FOX Live Valve, que garantem uma adaptação em tempo real para assegurar o melhor controlo da carroçaria em alcatrão e, por outro lado, absorvem as irregularidades e sulcos na condução em fora de estrada.
Sete modos de condução
Para conferir reais capacidades para enfrentar qualquer tipo de piso, sejam estradas alcatroadas, lama ou sulcos - e tudo o mais pelo meio – a Ford introduziu uma gama de sete modos de condução selecionáveis, incluindo o Baja, orientado para fora de estrada, que configura os sistemas eletrónicos do veículo para o máximo desempenho em condução off-road a alta velocidade.
LEIA TAMBÉM
Ford Ranger Raptor. A besta está de volta com motor V6 de 288 cv
Cada um dos modos de condução ajusta vários componentes: motor, transmissão, sensibilidade e calibração do ABS, controlos de tração e estabilidade, acionamento da válvula de escape, e resposta da direção e do acelerador.
Para condução em fora de estrada, os utilizadores da Ranger Raptor podem selecionar mais quatro modos: Rock crawl (para um controlo de condução ideal, a baixa velocidade, em terrenos pedregosos ou irregulares); Areia (otimiza as passagens de caixa e a entrega de potência de forma a progredir em areia e neve espessa); Lama (para a máxima aderência no arranque e manter o veículo em andamento); Baja (define todos os sistemas para o rendimento máximo, permitindo velocidades elevadas em todo-o-terreno).
A nova Ranger Raptor oferece ainda o Trail Control, que funciona como um controlo de velocidade de cruzeiro para fora de estrada. O sistema tem apenas de definir uma velocidade inferior a 32 km/h e a pick-up fará a gestão automática da aceleração e travagem, deixando que o condutor se concentre a sua atenção na condução em terrenos difíceis.
Escape ativo
A Ranger Raptor possui ainda um sistema de escape ativo, controlado eletronicamente, que amplifica a sonoridade do motor através de quatro modos selecionáveis a partir de um modo de condução.
Em alternativa também é possível selecionar um modo de condução que utilize uma das quatro definições: Quiet (prioridade ao silêncio em vez do desempenho e sonoridade); Normal (para o dia-a-dia, em que a sonoridade não é demasiado elevada, sendo aplicado por defeito nos modos de condução "Normal, Escorregadio, Lama e Rochas); Sport (sonoridade mais elevada e agressiva); Baja (sistema de escape direto que se destina apenas a utilização em fora de estrada).
Os ocupantes da Ranger Raptor também irão beneficiar das mais recentes tecnologias, controladas através do cluster totalmente digital de 12,4 polegadas e do ecrã tátil central de 12 polegadas, destacando-se o sistema de conectividade e entretenimento SYNC 4 de nova geração, da Ford.
A Ranger Raptor já pode ser configurada online, sendo possível escolher diversas cores da carroçaria, incluindo os tons Arctic White, Blue Lightning e Code Orange, e funcionalidades como o pack Raptor Exterior Dress-Up, um pack de decorações Splash Decal, barras de carga funcionais e coberturas da caixa de carga, do tipo rolo. Quanto a preços, este modelo está disponível a partir de 81.825 euros.