Ford Ranger Raptor V6. Melhor foi mesmo possível

A segunda geração da Ford Ranger Raptor veio demonstrar que era possível melhorar as prestações em fora de estrada de uma pick-up

A segunda geração da Ford Ranger Raptor veio demonstrar que era possível melhorar as prestações em fora de estrada de uma pick-up que já era uma das referências da categoria. Como novidade destaque para a introdução de um motor V6 biturbo a gasolina de 3,0 litros com 292 cv, que se revelou não só bastante competente como pouco económico. Por outro lado, o prazer de condução está assegurado.

A anterior geração da Ranger Raptor já era considerada uma das referências em todo-o-terreno pelas suas capacidades para ultrapassar quase todos os obstáculos. Mesmo assim, os responsáveis da Ford ainda não estavam totalmente satisfeitos e pediram à divisão Ford Performance na Austrália, que tem muitos elementos ligados ao desporto automóvel, para melhorar tudo o que fosse possível no novo modelo. E não se fizeram rogados!

A base da Ranger Raptor é a mesma da mais recente geração da pick-up Ranger, mas no trabalho de desenvolvimento foram introduzidas profundas modificações, designadamente no chassis e nas suspensões que possuem afinações específicas.

Para garantir uma elevada robustez nas mais duras condições de fora de estrada foram introduzidos novos apoios e reforços especiais no pilar C, na caixa de carga e roda sobressalente, assim como estruturas específicas para os limitadores e torres da suspensão, assim como apoios dos amortecedores traseiros.  

A suspensão foi totalmente redesenhada, com a adoção de novos braços em alumínio, robustos mas leves, para aumentar do curso da dianteira. Para assegurar um maior controlo em terrenos acidentados e a elevadas velocidades foi aplicada na traseira uma barra Watt melhorada.  

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A otimização o comportamento da suspensão contou com os préstimos da nova geração de amortecedores Fox Live Valve de 2,5" que possibilita uma adaptação em tempo real para garantir um controlo excecional da carroçaria em estrada, absorvendo, ao mesmo tempo, as irregularidades e sulcos na condução em fora de estrada.

Visual imponente

Para dotar a Ranger Raptor com uma imagem que estivesse ao nível do seu elevado desempenho em todo-o-terreno, a equipa de design da Ford combinou o estilo da nova gama Ranger com a sua irmã norte-americana F-150 Raptor. O resultado traduz-se num visual imponente, robusto e musculado, dominado na secção frontal por uma ampla grelha escura com a palavra Ford.  

Os guarda-lamas alargados e o desenho em "C" dos faróis realçam a largura da carroçaria, de 2,03 metros, sem espelhos. Por sua vez, o imponente para-choques separado proporciona uma aparência mais musculada. 

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Os faróis Matrix LED, com luzes diurnas em LED, integram luzes de curva preditivas, máximos sem encandeamento e nivelamento automático dinâmico. Os guarda-lamas albergam jantes de 17 polegadas de desenho exclusivo que montam pneus de terra na medida 285/70 R17.

As entradas de ar funcionais no capot, os degraus laterais em alumínio fundido, sublinham o estilo robusto de veículo de todo-o-terreno. Na traseira, as luzes em LED asseguram o elo estético com a dianteira da pick-up, enquanto o para-choques traseiro, na cor Precision Grey, integra um degrau central e uma barra de reboque, colocada numa posição elevada para não comprometer o ângulo de saída. 

Ambiente interior premium

O habitáculo da Ranger Raptor foi concebido para combinar um ambiente premium e desportivo com elementos que sublinham o seu caráter de veículo de todo-o-terreno. Os materiais utilizados são agradáveis à vista, destacando-se os apontamentos em Code Orange no painel de instrumentos, nas saídas da ventilação, no volante e nos diversos revestimentos. 

O painel de instrumentos e o topo dos painéis das portas estão cobertos por camurça suave, mas resistente e de fácil limpeza, com acabamento mate para reduzir o brilho e aumentar a sensação premium. 

Os bancos desportivos dianteiros e traseiros possuem um design desportivo, inspirado nos bancos dos aviões de combate, para aumentar o conforto e proporcionar mais apoio em curvas a alta velocidade. 

O volante multifunções em couro possui um aro mais grosso, apoios para os polegares, marcador laranja no topo e patilhas em magnésio para a operação manual da caixa de velocidades. O botão "My Mode" é específico da Ranger Raptor e permite selecionar os modos "Normal", "Sport" e "Baja" para a direção, suspensão e escape, incluindo o modo "Quiet", para quando se pretende ser mais discreto. 

A tecnologia digital está presente em força na Ranger Raptor, designadamente no painel de instrumentos de 12,4" e no ecrã vertical da consola central de 12", que conta com a mais recente geração do sistema multimedia SYNC 4. Este último funciona bem e não é demasiado confuso. A regulação do ar condicionado automático é assegurada por botões físicos.

Dotação completa

Em termos de habitabilidade, esta é generosa nos lugares da frente, mas apenas suficiente para os três ocupantes dos bancos traseiros porque foi necessário encontrar uma solução de compromisso nesta pick-up de cabina dupla com uma caixa de carga que tem um comprimento interno de 1,56 metros e uma largura de 1,54 metros. 

A caixa de carga possui uma persiana com abertura elétrica a partir do lugar do condutor, sendo um dos poucos opcionais da Ranger Raptor, juntamente com as barras desportivas, as porcas antirroubo e os autocolantes Raptor. 

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Tudo o resto é de série, sendo a dotação bastante completa para uma pick-up que se quer premium, não faltando o ar condicionado bizona, volante de pele aquecido exclusivo Raptor com controlos multimedia, câmara 360º, o equipamento de som B&O com dez colunas e vários sistemas de assistência à condução, incluindo o controlo de cruzeiro adaptativo inteligente. 

Elevadas aptidões

Com um comprimento exterior de 5,30 metros, uma largura sem espelhos de 2,21 metros, a Ranger Raptor apresenta as dimensões típicas de uma pick-up de dimensões médias. Isto significa que não será propriamente a viatura mais adequada para circular nos cascos dos centros históricos. 

O elevado diâmetro de viragem das rodas e uma direção bem assistida mas que não é muito leve, não facilitam nas manobras mais apertadas, embora os sensores de estacionamento e câmaras de video, tanto para trás como para a frente, sejam auxiliares preciosos. 

Um ambiente mais propício é a estrada e a autoestrada, onde a combinação do motor a gasolina V6 biturbo de 3,0 litros com 292 cv e 491 Nm com a caixa automática de dez velocidades permite a esta pick-up assegurar um comportamento dinâmico bastante interessante para um veículo que pesa em vazio mais de 2,4 toneladas. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 7,9 segundos e a velocidade máxima pode chegar aos 180 km/h.

A Ford Performance introduziu um sistema de anti-inércia desenvolvido para competição para garantir uma resposta imediata às solicitações do acelerador. O sistema mantém os dois turbos em rotação até três segundos após o condutor aliviar o acelerador, permitindo uma recuperação mais rápida da aceleração à saída das curvas ou durante as passagens de caixa, quando o condutor volta a solicitar o acelerador. 

Além disso, o motor foi programado com um perfil individual para a resposta da sobrealimentação (turbo) em cada uma das 10 relações da caixa de velocidades automática, com vista a um desempenho otimizado.

Impressionante em fora de estrada

Mas onde a Ranger Raptor impressiona mesmo é em fora de estrada, quase não existindo obstáculos. As suas aptidões em todo-o-terreno são garantidas por uma altura ao solo de 26,5 centímetros e pelos ângulos específicos de ataque (32º), saída (24º) e ventral (24º), ao que se juntam os sete programas de condução, desde os tradicionais Normal e Sport, passando pelo Escorregadio, Lama, Areia, Pisos Rochosos e Baja. Cada um ajusta um número de componentes: motor, transmissão, sensibilidade e calibração do ABS, controlos de tração e estabilidade, acionamento da válvula de escape, e resposta da direção e do acelerador. 

A seleção é efetuada por um botão, localizado na base da consola central, enquanto os vários modos de tração (2H, 4H, 4L, 4A) são ativados por um comando giratório. Se não for suficiente é ainda possível bloquear os diferenciais dianteiro e traseiro através do ecrã da consola central, assim como ativar o sistema Trail Control, que consiste num regulador da velocidade de cruzeiro, até 32 km/h, para todo-o-terreno. 

Referência ainda para o excelente comportamento da suspensão, que absorve todas as irregularidades com uma eficácia impressionante: em estrada, as lombas não passam de pequenos desníveis, enquanto em pisos de terra quase se sente que se está em alcatrão. 

O expoente máximo é o modo Baja, orientado para fora de estrada, que configura os sistemas eletrónicos para o máximo desempenho a elevada velocidade. Para proteger a parte inferior do veículo dos impactos no piso, o sistema Fox Bottom-Out Control, também oriundo da competição, assegura a máxima força de amortecimento nos últimos 25% do curso do amortecedor. Além disso, também pode endurecer os amortecedores traseiros para evitar o "afundamento" da carroçaria sob forte aceleração, melhorando a estabilidade da pick-up.

Em conclusão...

A combinação de um peso em vazio de quase 2,4 toneladas e um motor V6 a gasolina de 3,0 litros tem reflexos a nível do consumo de combustível e neste capítulo a Ranger Raptor está longe de ser uma campeã da economia. Em cidade é possível alcançar facilmente os 20,0 l/100 km, enquanto em estrada a velocidades moderadas esse valor pode descer para os 16,7 l/100. Durante o ensaio, o computador de bordo, em utilização mista, registou uma média combinada de 18,7 l/100 km. 

Os custos de utilização não serão propriamente o maior argumento da Ranger Raptor, ao que se junta um elevado preço de venda ao público, a partir de 82.836 euros, podendo mesmo chegar aos 85.514 euros da unidade ensaiada. 

Por outro lado, esta pick-up não deixa de ser uma excelente peça de coleção e não ficaria nada mal numa garagem ao lado de modelos desportivos emblemáticos como o BMW M5, Chevrolet Corvette, Ford Mustang, Honda Civic Type R, Mercedes-AMG GT3, Mini JCW GP3, Renault Mégane RS, Nissan GT-R, Porsche 911 GT RS3, entre outros. A exclusividade e as elevadas prestações fazem-se pagar, mas o prazer de condução, especialmente em fora de estrada, é algo que não tem preço.

Ford Ranger Raptor V6 3.0 EcoBoost 292 cv 4x4

Preço 82 836€ (85 514€ versão ensaiada)

Motor Gasolina V6, 2956 cc
Potência 292 cv às 3750 rpm
Binário 270 Nm às 1750 rpm
Transmissão Inregral, Auto., 10 vel.
Peso 2454 kg
Comp./Larg./Alt. 5,36/2,03/1,93 m
Dist. entre eixos 3,27 m
Carga útil 652 kg
Desempenho 7,0 s 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx.
Consumo 13,6 (18,7*) l/100 km
Emissões 315 g/km

* Medições Turbo

GOSTÁMOS

- Imagem
- Motor
- Suspensão

NÃO GOSTÁMOS

- Consumo
- Preço
- Lugares traseiros