A Ford Performance anunciou que vai participar na próxima edição do Rali Dakar com uma Ranger Raptor na classe Rally Raid T1+. O objetivo assumido para 2024 é "chegar ao fim e aprender".
A Ford Performance anunciou que vai alinhar na próxima edição do Rali Dakar, que se irá realizar na Arábia Saudita, com uma Ranger T1+, construída propositadamente para a competição. O veículo será inscrito na classe Rally Raid T1+.
O Rali Dakar é uma das poucas competições em que a Ford Performance ainda não participou nem venceu, já que no seu palmarés contam triunfos em vários eventos, desde Le Mans ao Mónaco, de Daytona a Bathurst e de Finke a Ensenada.
A Ford Performance refere que a sua primeira participação no Rali Dakar não será para ganhar para terá o objetivo de "chegar ao fim e aprender". A Ford Performance está a desenvolver um abrangente programa de testes com a M-Sport e a Neil Woolridge Motorsports, para se preparar para o que se espera ser um desafio extremamente difícil em janeiro.
Ao longo de 2023 irão ser conduzidos testes com a Ranger T1+, baseada na anterior geração global Ranger com motor EcoBoost de 3,5 litros, e está prevista a participação em algumas competições como a Baja España Aragón, em Espanha, e o Rally du Maroc, em Marrocos, em julho e outubro, respectivamente.
Plano plurianual
"Atacar um dos maiores eventos mundiais de todo-o-terreno - o Rali Dakar - foi sempre um dos nossos objetivos", afirma Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports.
"Não podemos subestimar a enormidade do desafio que temos pela frente. Precisamos de chegar ao fim e adquirir conhecimentos, para já, com o Ranger T1+ e parceiros como a MSport e a NWM, que contribuem com a sua experiência. Juntos, podemos fazer coisas incríveis nas dunas de areia da Península Arábica."
LEIA TAMBÉM
Ford Ranger Raptor V6. Melhor foi mesmo possível
Para 2025, os objetivos da Ford Performance e da M-Sport já são mais ambiciosos, pois estão a trabalhar numa versão totalmente nova e customizada do Ranger Raptor, concebida e construída de acordo com os regulamentos da classe T1+ do Dakar.
"O Rali Dakar posiciona-se no topo das competições todo-o-terreno a nível global", refere Malcom Wilson, Director Geral da M-Sport. "Alcançámos, ao longo dos anos um grande sucesso com a Ford nos ralis dos campeonatos FIA WRC, e estamos ansiosos por aplicar o mesmo nível de dedicação, energia e empeno para concorrer com o Ranger no Dakar," conclui.