Hoje em dia um dos modelos de referência na gama do construtor automóvel norte-americano, a Ford prepara já a próxima geração da pick-up Ranger. E que, avançam algumas informações entretanto surgidas, ostentará como principal novidade, um totalmente novo sistema de propulsão híbrida plug-in, ainda não estreado em qualquer modelo Ford.
As informações acabam de ser avançada pelos nossos colegas australianos da Car Expert, salientando, desde logo, que, as alterações agora conhecidas, aplicar-se-ão, não apenas à Austrália, mas a todos os mercados onde o modelo já é comercializado. Europa e EUA, incluídos.
LEIA TAMBÉM
Ford Ranger Raptor. À imagem da F150
Quanto às novidades, a Car Expert começa por destacar, a introdução de um novo sistema de propulsão híbrido, de carregamento por tomada externa, também conhecido como Plug-In Hybrid, ou PHEV. E que, garante a publicação, será uma estreia completa, uma vez que ainda não foi aplicado em qualquer modelo Ford. Sendo, inclusivamente, diferente, dos sistemas PHEV 3.0 e 2.5 encontrados no novo Explorer e Escape.
Segundo as mesmas informações, este novo PHEV, terá por base o conhecido quatro cilindros 2.3 litros turbo a gasolina, conjugado com a também já disponível caixa automática de 10 velocidades. Sendo que, a estes, junta-se depois um motor elétrico, a ajudar a garantir uma potência total de 367 cv, além de um binário máximo de 680 Nm.
Ainda assim, a mesma fonte acrescenta que a próxima Ranger não deixará de oferecer motores a gasóleo, nomeadamente, tanto na Austrália, como na Europa. Dos quais deverá fazer parte o já conhecido quatro cilindros 2,0 litros EcoBlue twin-turbo de 213 cv e 600 Nm de binário, mas já não o cinco cilindros 3,2 litros turbodiesel.
Quanto à versão mais performante da gama, a Raptor, deverá passar a contar, na próxima geração, com a mais recente geração dos amortecedores Fox Racing, que, atualmente, já equipam a edição de 2020 da american truck Ford F-150 Raptor.
Finalmente e no âmbito da tecnologia, prevista é, também, a introdução, na nova Ranger, da mais recente evolução do conhecido sistema de infotainment da marca da oval, denominada SYNC4, e que integra um generoso ecrã táctil vertical de 12,8 polegadas, posicionado no topo da consola central, além do sistemas de conectividade Android Auto Play e Apple CarPlay.
A par deste ecrã 100% digital, a próxima Ford Ranger deverá trazer ainda um segundo ecrã, de 10,25", posicionado à frente do condutor. E que, basicamente, completa um cockpit muito semelhante ao do SUV elétrico Mustang Mach-E.
A próxima geração da Ford Ranger é esperada para 2022, ou seja, dentro de aproximadamente dois anos.