A oferta da Ford Ranger vai ser alargada com uma nova versão chassis-cabina simples, com tração integral e motor diesel de 170 cv. A nova proposta permite a instalação de vários tipos de carroçarias, aumentando a versatilidade desta pick-up.
A partir de janeiro de 2021, a pick-up Ranger vai ser reforçada, pela primeira vez, por uma nova versão chassis-cabina simples e tração integral.
A nova proposta está vocacionada para aplicações como construção e obras públicas, serviços municipais, silvicultura, minas, assim como para veículos militares, de bombeiros ou salvamento.
O chassis da Ranger possui uma suspensão traseira reforçada e um superfície plana que serve de base para a montagem de vários tipos de carroçarias. A marca norte-americana anuncia um peso bruto de 3270 kg e uma capacidade de reboque de 3500 kg.
A cabina simples permite aumentar o máximo o comprimento de conversão, podendo chegar aos 2518 mm. Por sua vez, a generosa altura ao solo de 23 centímetros antes da conversão assegura passagens a vau de até 80 centímetros.
Transformação com garantia da marca
A Ranger chassis-cabina simples pode ser carroçada num dos 160 conversores qualificados e certificados da Ford (Qualified Vehicle Modifer) em 13 mercados, que estão habilitados a efetuar alterações por medida nos veículos com garantia aprovada.
A rede europeia de transformadores qualificados da Ford disponibiliza os conhecimentos especializados para produzir veículos seguros, certificados pela marca e construídos à medida.
A Ford trabalhou com os conversores para otimizar o potencial desta nova versão da pick-up Ranger para uma vasta gama de transformações, incluindo carroçarias de caixa, com báscula ou com grua.
Todas as conversões da rede europeia de transformadores qualificados (QVM) beneficiam de uma garantia idêntica aos veículos de fábrica.
Todos os detalhes do chassis são disponibilizados no Manual de Carroçaria, Equipamento e Montagem da Ford que fornece toda a informação necessária para que os transformadores possam trabalhar na versão chassis-cabina simples da Ranger.
Para otimizar a operação de um veículo que pode ter um peso bruto até 3270 kg, esta versão recebe o motor diesel Ford EcoBlue que desenvolve uma potência de 170 cv e um binário de 420 Nm, associado a uma caixa manual de seis velocidades.
LEIA TAMBÉM
Ford Ranger Raptor. À imagem da F150
A tração às quatro rodas pode ser selecionada através de um controlo na consola central, permitindo passar de duas a quatro rodas motrizes, em função do local ou das condições. Um sistema de tração às rodas rodas em mudança reduzida melhora o desempenho em colinas íngremes e superfícies macias.
Em opção é disponibilizado um diferencial traseiro com bloqueio eletrónico e pneus de todo-o-terreno que se destina aos clientes que necessitam de uma maior capacidade em fora de estrada.