Guerra de potências. Ford F-150 Raptor "rouba" título à RAM 1500 TRX

Com o objetivo de reclamar para si o título da pick-up mais potente de sempre e ultrapassar a RAM 1500 TRX, a Ford fez umas ligeiras

Com o objetivo de reclamar para si o título da pick-up mais potente de sempre e ultrapassar a RAM 1500 TRX, a Ford fez umas ligeiras alterações no motor V8 de 5,2 litros que passou a debitar 640 cv, mais 18 cv do que a sua "eterna" rival.

A guerra de potências nas pick-up norte-americanas de grandes dimensões está ao rubro. Na mais recente atualização do seu campeão de vendas F-150, a Ford introduziu algumas alterações para 2024. No campo estético, a secção frontal tem um formato mais quadrado e algumas versões recebem o sistema de abertura do taipal traseiro Pro Access Tailgate.

Mas para muitos entusiastas norte-americanos desse tipo veículos, isso até não é o mais importante. A grande novidade encontra-se por baixo do gigantesco capot da versão Raptor R da F-150. 

Ford F-150 Raptor - 2024

O motor V8 supercharge de 5,2 litros viu aumentar a potência máxima em 20 cv, passando a debitar uns impressionantes 720 cv. Isto significa que tem mais 18 cv que o bloco V8 supercharge Hellcat da RAM 1500 TRX de 2024, modelo que vai acabar no próximo ano.

LEIA TAMBÉM
RAM 1500 TRX. À grande e à americana

Se o aumento de potência da pick-up da Ford está relacionada com a saída de cena da RAM 1500 TRX não se sabe, mas a altura é conveniente porque assegura que a TRX não ficará para a história como a pick-up a gasolina mais potente de sempre.

Otimização nas entradas de ar

O aumento de potência do motor V8 de 5,2 litros foi alcançado, segundo a Ford, por uma nova calibração e uma "diminuição das perdas na entrada de ar", acompanhadas por alterações no capot para permitir uma melhor entrada de ar para o compartimento do motor e para respetivo filtro. O resultado traduziu-se nos mencionados 720 cv de potência e numa curva de binário mais plana.   

O motor V8 de 5,2 litros é um derivativo do bloco utilizado no Mustang Shelby GT500, que anuncia uma potência de 760 cv.

Quando a Raptor R estreou em 2022 com motor V8 de 700 cv, a Ford afirmava que o propulsor tinha sido afinado para oferecer mais potência a baixas rotações, o que se destinava a uma melhor utilização numa pick-up. Na altura, isso foi alcançado por uma redução na potência, mas parece que agora os engenheiros da Ford conseguiram encontrar uma solução intermédia.

Com o objetivo de reclamar para si o título da pick-up mais potente de sempre e ultrapassar a RAM 1500 TRX, a Ford fez umas ligeiras alterações no motor V8 de 5,2 litros que passou a debitar 640 cv, mais 18 cv do que a sua "eterna" rival.

A guerra de potências nas pick-up norte-americanas de grandes dimensões está ao rubro. Na mais recente atualização do seu campeão de vendas F-150, a Ford introduziu algumas alterações para 2024. No campo estético, a secção frontal tem um formato mais quadrado e algumas versões recebem o sistema de abertura do taipal traseiro Pro Access Tailgate.

Mas para muitos entusiastas norte-americanos desse tipo veículos, isso até não é o mais importante. A grande novidade encontra-se por baixo do gigantesco capot da versão Raptor R da F-150. 

Ford F-150 Raptor - 2024

O motor V8 supercharge de 5,2 litros viu aumentar a potência máxima em 20 cv, passando a debitar uns impressionantes 720 cv. Isto significa que tem mais 18 cv que o bloco V8 supercharge Hellcat da RAM 1500 TRX de 2024, modelo que vai acabar no próximo ano.

LEIA TAMBÉM
RAM 1500 TRX. À grande e à americana

Se o aumento de potência da pick-up da Ford está relacionada com a saída de cena da RAM 1500 TRX não se sabe, mas a altura é conveniente porque assegura que a TRX não ficará para a história como a pick-up a gasolina mais potente de sempre.

Otimização nas entradas de ar

O aumento de potência do motor V8 de 5,2 litros foi alcançado, segundo a Ford, por uma nova calibração e uma "diminuição das perdas na entrada de ar", acompanhadas por alterações no capot para permitir uma melhor entrada de ar para o compartimento do motor e para respetivo filtro. O resultado traduziu-se nos mencionados 720 cv de potência e numa curva de binário mais plana.   

O motor V8 de 5,2 litros é um derivativo do bloco utilizado no Mustang Shelby GT500, que anuncia uma potência de 760 cv.

Quando a Raptor R estreou em 2022 com motor V8 de 700 cv, a Ford afirmava que o propulsor tinha sido afinado para oferecer mais potência a baixas rotações, o que se destinava a uma melhor utilização numa pick-up. Na altura, isso foi alcançado por uma redução na potência, mas parece que agora os engenheiros da Ford conseguiram encontrar uma solução intermédia.