Já anunciado através de alguns teasers, a Ford acaba de dar a conhecer a versão mais vitaminada do agora crossover Puma, o ST, o qual, além de indumentária a condizer, recorre ao mesmo tricilíndrico "espigadote" utilizado pelo Ford Fiesta ST.
Primeiro crossover de pretensões mais desportivas a ser comercializado na Europa, pela marca da oval, o Ford Puma ST recorre, grosso modo, à mesma fórmula aplicada no Fiesta ST, embora com um pouco mais de distância ao solo.
O elemento mais importante deste "pacote" é, sem dúvida, o três cilindros 1.5 litros Turbo, a anunciar 200 cv de potência e 320 Nm de binário. Surgindo, aqui, a primeira diferença para o Fiesta ST, o qual só consegue um tal binário, com recurso ao Overboost, com o tricilíndrico a anunciar, à partida, apenas 290 Nm.
Outra vantagem deste bloco, é o facto de, em situações de utilização mais descontraída, poder, igualmente, funcionar com apenas dois cilindros, desactivando o terceiro. Solução que, garante a Ford, assegura uma redução nos consumos.
LEIA TAMBÉM
Ford. Não há Focus RS, vai haver Puma ST… e até já ruge!
Conjugada com o tricilíndrico 1.5 Turbo, uma caixa manual de seis velocidades, a contribuir para que o Ford Puma ST acelere dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, ou seja, mais 0,2 segundos que o Fiesta ST, devido ao maior peso. O qual cobra, também, a sua factura, na velocidade máxima anunciada, fixada nos 220 km/h, enquanto no Fiesta sobe para os 232 km/h.
Modo ECO em estreia, diferencial autoblocante em opção
A par do bloco "espigadote", a possibilidade de incluir, neste tracção dianteira, um opcional diferencial autoblocante mecânico Quaife, a juntar a uma série de novas soluções mecânicas, em grande parte, como forma de atenuar a maior altura do conjunto. É o caso da presença de uma suspensão traseira 40% mais firme que o Fiesta ST (50% mais rija face ao Puma convencional), barras estabilizadoras à frente e atrás, barra de torção, e sistema de modos de condução, em que não falta sequer um modo ECO, pela primeira vez disponível num modelo Ford Performance.
Talvez mais aguardado, um modo Race Track, que garante o acesso a um sistema Launch Control, também presente no Fiesta ST, pensado para arranques a fundo.
Alterada, face às versões do Puma mais convencionais, foi também a direcção, com o objectivo de se tornar cerca de 25% mais rápida, ao mesmo tempo que, no sistema de travagem, os discos de travão dianteiros viram a sua dimensão aumentada em 17%, para maior capacidade de travagem.
Igualmente merecedor de atenção, foi o sistema de escape, o qual recebeu válvulas ativas, com o objectivo de emitir uma sonoridade mais emocionante. Embora e ainda assim, um decibel mais baixo que no Fiesta ST, como forma, defende a Ford, de garantir "uma experiência mais descontraída em viagens mais longas e a velocidades de cruzeiro".
Equipado para acelerar
Passando às questões estéticas e de equipamento, um exterior que pode adoptar uma de sete cores, entre as quais, o exclusivo Verde Mean que a unidade das fotos exibe, e a que se juntam várias aplicações em Preto brilhante, uma grelha frontal de favos mais largos, um splitter dianteiro com o emblema Ford Performance, um spoiler traseiro de maiores dimensões e umas jantes cinza de 19" com pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Passando ao interior do habitáculo, um volante de pega mais desportiva, levemente cortado na base e com o logotipo ST entre os braços inferiores, um painel de instrumentos totalmente digital, bancos Recaro revestidos a um misto de pele e tecido a imitar Alcantara, e que a Ford baptizou de Miko Dinamica.
Para o final do ano
Agora oficialmente apresentado, o Ford Puma ST deverá chegar aos concessionários lá mais para o final do ano, e com preços que, referem algumas fontes, poderão começar por volta dos 34 mil euros. Isto, claro está, ainda sem quaisquer campanhas ou promoções.
Resta agora aguardar pela confirmação...