O Puma elétrico, designado E-Gen, é um dos dez modelos elétricos que a Ford vai lançar na Europa em 2024 e vai partilhar a plataforma com os modelos E-Tourneo Courier e E-Transit Courier. À semelhança destes também será produzido na fábrica da Ford Otosan de Craiova, na Roménia.
A Ford escolheu a designação Gen-E para a versão elétrica do Puma que vai partilhar a plataforma e os principais componentes com as variantes a bateria do E-Transit Courier e E-Tourneo Courier.
O Puma Gen-E será lançado ainda este ano e vai disputar o segmento dos SUV-B elétricos com o Hyundai Kauai EV, Opel Mokka-e, Peugeot E-2008, Fiat 600e, entre outros.
O Puma elétrico vai partilhar a plataforma com os modelos E-Tourneo Courier e E-Transit Courier. Todos serão produzidos na fábrica da Ford Otosan de Craiova, na Roménia.
O E-Tourneo Courier vem equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv), cujo rendimento pode ser otimizado através de um modo de condução One-Pedal Drive, selecionável com um só pedal.
Dez elétricos em 2024
A Ford não divulgou a capacidade da bateria do E-Tourneo Courier, mas anunciou que poderá carregar dos 10% aos 80% em menos de 35 minutos num ponto de carregamento rápido de 100 kW, indiciando que terá cerca de 50 kWh.
Para corrente alterna conta com um carregador de bordo de 11 kW, sendo a gestão simplificada, graças a uma solução integral de carregamento doméstico da marca, que inclui uma app e capacidade de programação de forma a beneficiar de tarifas de energia mais baixas, quando disponíveis.
O Puma Puma Gen-E é um dos dez modelos elétricos que a Ford pretende lançar este ano na Europa. Entre os outros incluem-se o E-Transit Custom e o SUV compacto Explorer, baseado na plataforma MEB do Volkswagen Group. As entregas devem começar neste verão.
A Ford quer que toda a gama de passageiros na Europa seja elétrica até 2030 e a de comerciais até 2035.