Ford pede patente para detetar passagem de comboios

A Ford pediu uma patente de um sistema que deteta a passagem de comboios em passagens de nível, informação essa que pode ser lida

A Ford pediu uma patente de um sistema que deteta a passagem de comboios em passagens de nível, informação essa que pode ser lida pelas câmaras ou lidar dos automóveis, evitando colisões.

A Ford pediu uma patente para um sistema que evite um automóvel de ser abalroado por um comboio numa passagem de nível.

O sistema desenvolvido pela Ford é constituído por dois elementos principais. Um deles é um sensor implementado na linha férrea antes e depois do comboio passar por uma passagem de nível. Um outro é um detetor no automóvel que monitoriza os sinais oriundos dos sensores da linha.   

Segundo a Ford, os dois sensores na via férrea garantem que o sistema se certifica que o comboio passou por completo a passagem de nível. O sistema também consegue dizer se o comboio parou, começou a inverter a márcha ou se foi embora.

A Ford também descreve uma segunda implementação mais sistema do conceito deste sistema. Os sensores como as câmaras ou lidar.

Antecipação da informação

A patente leva o conceito mais além ao sublinhar a importância da comunicação entre os veículos. Isso permitiria aos condutores saberem que não necessitariam de parar numa paragem de nível antes de lá chegarem. A mensagem também seria transmitida aos serviços de emergência para evitarem esse local se tentassem chegar até alguém rapidamente.

LEIA TAMBÉM
Ford desenvolve tecnologia de iluminação para manter olhos na estrada

A Ford entende que esta tecnologia possa ser útil em veículos autónomos. Como o automóvel tem a capacidade de parar automaticamente numa passagem de nível, isto reduziria a necessidade do condutor ter de assumir o controlo da viatura.

Como em qualquer patente ninguém tem a certeza se a Ford pretende mesmo implementar este sistema de deteção de veículos ou se será disponibilizado numa viatura. Muitas vezes, os fabricantes podem registo de patentes para proteger a propriedade intelectual de todos os tipos de ideias.