Para melhorar as condições de segurança das equipas de trabalho em ambientes de reduzida visibilidade, a Ford desenvolveu painéis eletrónicos retrorefletores para os modelos Transit e Transit Custom, recorrendo a uma a tecnologia já utilizada nos cockpits de aviões e em equipamentos militares.
A Ford desenvolveu novos painéis eletrónicos retrofletores de elevada visibilidade para os modelos Transit e Transit Custom, oferecendo melhores condições de segurança aos funcionários que têm de trabalhar em ambientes de risco.
Estes painéis podem ser uma ajuda em condições de reduzida visibilidade para as equipas de assistência na estrada, de reparação das mesmas ou na manutenção dos fornecimentos de serviços como gás, água, eletricidade ou telecomunicações. A tecnologia já está disponível no Reino Unido, bastando pressionar um botão localizado atrás do banco do condutor.
Segundo a Ford, os painéis retrorefletores podem ser um útil auxiliar nas noites de inverno, mas esses materiais dependem da iluminação dos faróis dos outros veículos, podendo tornar-se menos eficazes quando aqueles se aproximam, no final da descrição de uma curva.
Os engenheiros da Ford desenvolveram painéis eletrónicos de elevada visibilidade que não dependem de fontes externas de luz para se tornarem claramente. A marca recorreu a uma tecnologia já utilizada em cockpits de aviões e em ecrãs de equipamentos médicos e militares, que permite a iluminação das listas vermelhas pela eletricidade que passa por uma fina camada de gás fósforo.
Solução já testada no Reino Unido
Esta solução foi testada no Reino Unido em colaboração com o Grupo Northumbrian Water, permitindo a monitorização da sua eficácia em condições reais de utilização pelos engenheiros da Ford, avaliando as vantagens destes painéis eletrónicos retrorefletores que se iluminam, mesmo quando os condutores dos restantes veículos se esquecem de ligar as luzes.
LEIA TAMBÉM
Ford desenvolveu sistema de segurança para comerciais conectados
A tecnologia já se encontra disponível nos modelos Ford Transit e Transit Custom no Reino Unido. O seu funcionamento é simples e prático: o condutor só tem de pressionar um botão localizado por detrás do seu assento para ligar os novos painéis eletrónicos de elevada visibilidade. A Ford pretende estender esta tecnologia a outros mercados europeus.