A Ford vai produzir um novo modelo comercial da fábrica de Craiova, na Roménia, na sequência de um investimento de aproximadamente de 249 milhões de euros na modernização daquela unidade. O novo modelo será lançado em 2023 e contará com uma versão elétrica, que chegará no ano seguinte.
A Ford vai investir aproximadamente 249 milhões de euros (300 milhões de dólares) na modernização da fábrica de Craiova, na Roménia, que irá produzir um novo comercial ligeiro a partir de 2023, o qual também contará com uma versão elétrica em 2024.
O novo modelo será disponibilizado com motorizações convencionais a gasolina e gasóleo, incluindo os avançados propulsores diesel produzidos na fábrica de Dagenham e transmissões montadas na unidade de Halewood. Ambas as unidades estão localizadas no Reino Unido.
A Ford revelou, em fevereiro, que toda a sua gama de comerciais ligeiros será eletrificada até 2024, com soluções cem por cento elétricas ou híbridas plug-in. De acordo com as previsões da marca, os veículos comerciais ligeiros eletrificados deverão representar dois terços das vendas até 2030.
"As operações da Ford em Craiova têm uma grande tradição de competitividade e flexibilidade", comenta Stuart Rowley, presidente da Ford of Europe. "O nosso plano para fabricar este novo comercial ligeiro na Roménia é o reflexo da nossa contínua parceria positiva como fornecedores locais e com toda a comunidade, assim como o sucesso da equipa de Craiova".
Terceira fábrica a produzir elétricos
"Ao acrescentarmos uma versão elétrica em 2024, isto significa que a Craiova passará a ser a terceira fábrica na Europa a produzir um veículo elétrico", acrescenta Stuart Rowley. Este anúncio surge na sequência dos investimentos revelados este ano no Ford Cologne Electrified Vehicle Center, na Alemanha, e na fábrica Ford Otosan de Kocaeli, na Turquia.
A fábrica de Craiova, adquirida pela Ford em 2008, produz atualmente os modelos Puma e EcoSport, assim como o motor EcoBoost de 1,0 litros.
A Ford não revelou qual será o novo comercial a ser produzido em Craiova, mas poderá ser o sucessor do atual Courier ou Transit Connect. A marca já revelou que o novo Transit / Tourneo Custom continuará a ser fabricado na Turquia juntamente com a nova geração da Volkswagen Transporter, assim como a Transit de duas toneladas, incluindo a variante elétrica, E-Transit.