Modelo 100% elétrico da marca da oval, o Ford Mustang Mach-E acaba de inscrever o seu nome no Livro dos Recordes do Guiness, após afirmar-se como o EV mais eficiente do mercado, em termos energéticos. Resultado de mais de 800 quilómetros, com uma só carga.
O recorde, já certificado pelo Guiness World Records, foi alcançado numa viagem em Inglaterra, a ligar John O'Groats a Land's End. Em que o Ford Mustang Mach-E, com bateria de 88 kWh de capacidade, acabou realizando mais de 10 quilómetros, por cada kilowatt-hora (kWh) de energia consumida.
Com este consumo energético, o crossover elétrico da Ford consegue cumprir mais de 800 quilómetros com uma só carga, aumentando em 190 quilómetros a autonomia oficial de 610 km. Além de triplicar a meta estabelecida pelo Guiness World Records, para este recorde relacionado com veículos elétricos.
De referir, ainda, que, para cumprir esta que é a viagem mais longa na Grã-Bretanha, com um total de 1.352 quilómetros, totalmente realizados pelo EV norte-americano, o Mustang Mach-E teve de fazer duas paragens para carregamentos - em Wigan, no Noroeste de Inglaterra, e em Cullompton, Devon. Ambas, ainda assim, inferiores a 45 minutos.
LEIA TAMBÉM
Ford Mustang Mach-E GT já pode ser encomendado na Europa
A viagem foi levada a cabo por uma equipa composta pelo correspondente da BBC para os Transportes, Paul Clifton, e por dois acompanhantes, Fergal McGrath e Kevin Booker. Que, em conjunto com o jornalista, detêm vários recordes de economia de gasolina e gasóleo, tendo, por esse motivo, dividido com este, a condução.
Em declarações após a confirmação da obtenção do recorde, que vem acrescentar cerca de 117 quilómetros de autonomia de condução, graças à capacidade de carregamento rápido a 150 kW, os intervenientes defenderam que "este recorde tem a ver com a demonstração de que os carros elétricos são agora viáveis para todos. Não apenas para viagens urbanas curtas para o trabalho ou para ir às compras, ou como um segundo carro. Mas para utilização no mundo real, em viagens longas entre países".
No entender da equipa, "provámos que, com este carro, o ponto de viragem foi alcançado" e "a autonomia e eficiência do Ford Mustang Mach-E fazem dele um carro para o quotidiano, bem como para enfrentar viagens imprevisíveis."
Já o responsável da Ford pela Electrificação, Tim Nicklin, destacou, após receber a certificação do Guiness World Record em nome da Ford, o facto da "eficiência do Mustang Mach-E reduzir a necessidade de recarregamentos ao longo da rota mais longa da Grã-Bretanha", provando, assim, ser "uma referência nesta matéria".