A Ford renovou o icónico Mustang, que chega à Europa conectado e também com uma versão Dark Horse, equipada com motor V8 de 5,0 litros.
O icónico Ford Mustang passou a estar disponível no mercado europeu e uma das novidades consiste na introdução de um cockpit digital, que segundo a marca norte-americana, é "apoiado pela tecnologia de ponta dos jogos de computador Unreal Engine" para proporcionar uma performance melhorada e uma experiência de condução emocionante.
Disponível como coupé ou descapotável, o estilo Mustang mantém-se fiel ao seu ADN desportivo, que conta com mais de seis décadas, sendo a sua presença musculada assegurada pelo capot esculpido e pelas poderosas ilhargas traseiras.
Na atualização deste modelo, a Ford introduziu um novo spoiler dianteiro e saias laterais para melhorar a aerodinâmica, enquanto os LED atualizam os clássicos faróis traseiros de três barras.
A versão descapotável possui um tejadilho totalmente forrado e isolado pode ser recolhido ou recolocado em oito segundos e o design compacto permite à bagageira acomodar dois sacos de golfe.
Sensação de cockpit de avião a jato
Mais significativas foram as alterações no habitáculo que permitem ao Mustang cumprir os padrões atuais de digitalização e conectividade. O painel de bordo é dominado por uma superfície totalmente digital na área da condução, que inclui um painel de instrumentos de 12,4 polegadas e um ecrã central de 13,2 polegadas direcionado para quem está atrás do volante, criando uma sensação de cockpit de avião a jato.
Personalizável através de uma escolha de cores e imagens, o software de jogos Unreal Engine suporta gráficos animados interativos, permitindo ao condutor alterar facilmente as definições através do ecrã central, através do toque ou passando os dedos de um lado para outro.
A Ford diz que duplicou o poder de processamento do sistema de entretenimento do novo Mustang. O sistema SYNC 4 3 adapta-se de modo a apresentar as funções que cada condutor mais utiliza.
A integração de smartphones para Apple CarPlay e Android Auto 4 é feita sem fios. A conetividade 5G 5 suporta o streaming de música através do sistema áudio B&O de elevada qualidade e a navegação ligada à cloud para atualizações de trânsito em tempo real.
Motor V8 de 5,0 litros
Por baixo do capot encontra-se um motor a gasolina de 5,0 litros que foi projetado para oferecer a performance e capacidade de resposta de um V8 norte-americano. Este bloco recebeu um novo sistema de admissão de ar dupla para possibilitar que o motor respire mais livremente para uma resposta mais rápida.
À semelhança da Ranger Raptor, o Mustang possui um sistema de escape ativo que altera a sonoridade e o volume do motor, seja para uma condução silenciosa em meio urbano que não incomode os vizinhos, ou para uma liberdade máxima em estrada aberta.
Para o efeito estão disponíveis seis Modos de Condução, os quais ajustam a forma como o veículo responde, quer seja para maior confiança numa superfície molhada, maior diversão numa estrada sinuosa ou performance total num circuito.
Assim, podem ser selecionados os modos Normal, Sport, Slippery, Drag e Track, bem como a opção de personalização das definições.
Pacote Performance
O Mustang vem equipado de série com o Pacote Performance para proporcionar aos condutores uma verdadeira sensação de controlo e envolvimento na estrada ou nas pistas.
Os travões Brembo no interior das jantes de liga leve de 19 polegadas asseguram um desempenho consistente, enquanto o diferencial autoblocante reduz a rotação das rodas para uma melhor aderência, especialmente em curvas.
A suspensão MagneRide, esta disponível em opção, monitoriza as condições da estrada mil vezes por segundo e ajusta as definições para garantir o melhor controlo e conforto possíveis.
Dark Horse
Como se não bastasse, a Ford ainda reforçou a oferta do Mustang com a versão Dark Horse que serve de base para os modelos a serem utilizados em competição em 2024, estando prevista a presença em pistas lendárias como Le Mans e Interlagos.
LEIA TAMBÉM
Guerra de potências. Ford F-150 Raptor "rouba" título à RAM 1500 TRX
O Mustang Dark Horse, quer de estrada, quer de pista, distingue-se pelos elementos de design funcionais únicos que realçam o seu ADN de elevadas prestações, designadamente a asa traseira fixa inspirada nos modelos de competição, as saias laterais e o difusor traseiro que também aumentam o desempenho aerodinâmico.
Uma versão de elevado rendimento do novo motor V8 de 5,0 litros proporciona uma performance extra, com a opção de uma caixa automática de 10 velocidades ou de uma exclusiva caixa manual de seis velocidades TREMEC. O desempenho em pista é impulsionado por uma suspensão mais evoluída, incrementada refrigeração para mais resistência e pneus Pirelli de maior aderência.
A Ford refere que o Mustang também está disponível com uma pintura metálica exclusiva Blue Ember, enquanto o interior apresenta pespontos Indigo Blue e um acabamento metálico escuro brilhante, para um toque de distinção.