Homenagem ao prazer da condução. Ford apresenta Mustang California Edition

A Ford acaba de dar a conhecer a mais recente edição especial e limitada do americano Mustang para a Europa, intitulada 'California Edition'.

A Ford acaba de dar a conhecer a mais recente edição especial e limitada do americano Mustang para a Europa, intitulada 'California Edition'. E que, como o próprio nome deixa antever, procura ser uma homenagem ao prazer proporcionado pelas longas viagens, de cabelos ao vento... e ao sol da Califórnia.

Inspirado num protótipo de coupé que tinha por base o Shelby GT de 1967 e a que foi dado o nome de 'California Special', este Ford Mustang 'California Edition' recorre a algumas das soluções estéticas apresentadas nesse estudo, como é o caso da cor preta aplicada na grelha frontal com design tipo favo de mel, nas faixas laterais também em vermelho e cinza, para ganhar um ar mais racing e "selvagem".

Disponível - como não poderia deixar de ser!... - apenas na variante descapotável, esta nova edição limitada do 'Pony' da Ford exibe, ainda, rodas de 19 polegadas, além de emblemas especiais a remeterem para o estado norte-americano da Califórnia e, principalmente, um logótipo 'Califórnia Special', o qual só é visível quando sob luz solar forte.

A edição especial California Edition do Mustang aposta, essencialmente, na diferenciação estética
A edição especial California Edition do Mustang aposta, essencialmente, na diferenciação estética

Numa edição em que o elemento diferenciador são, essencialmente, os pormenores estilísticos, a Ford garante, ainda, ter melhorado a aerodinâmica do descapotável, nomeadamente, com a instalação de um lábio dianteiro inferior maior, bem como entradas laterais traseiras. Estas últimas, uma solução que também existia no protótipo, mas que, no 'California Edition', são opcionais...

LEIA TAMBÉM
Adiado um ano. Ford Mustang só deverá ter sucessor em 2023

Finalmente e no que diz respeito a cores exteriores, este Mustang 'California Edition' pode ser encomendado num de nove tons, incluindo o Grabber Blue e o Cyber Orange, ambos a contrastarem com a capota de lona preta que é proposta de série.

Habitáculo também com alterações

Passando ao habitáculo, a presença de bancos dianteiros com sistema, tanto de aquecimento, como de refrigeração, além de revestidos a Camurça Cinza, sendo que, no tablier, surge ainda a presença de um painel de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, a par de acabamentos em alumínio.

Diferenças, embora menores, também no habitáculo
Diferenças, embora menores, também no habitáculo

Quanto à motorização, a Ford decidiu disponibilizar esta nova edição especial e limitada apenas com o mais potente dos blocos a gasolina disponíveis no Mustang, o V8 5.0 litros de 450 cv, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, assim como atingir a velocidade máxima de 249 km/h. Prestações que resultam, igualmente, do facto desta edição especial ser proposta, apenas e só, com caixa automática de 10 velocidades.

"O 'California Special' é uma grande parte do legado do Mustang na América e simboliza muito do que o modelo representa: o prazer de conduzir e a liberdade proporcionada pela estrada que se abre à nossa frente", comenta, em comunicado, o engenheiro-chefe do programa Ford Mustang, Matthias Tonn. Defendendo que, "esses ideais ressoam com a mesma força entre os entusiastas da condução na Europa, razão pela qual já é altura de, também eles, experimentarem a mistura única de estilo, desempenho e diversão na condução proporcionada pelo 'California Special'".