Tradicionalmente propostas de motor à frente e tracção atrás, o proprietário de um Ford Mustang GT S550 decidiu transformar o seu 'muscle car', num tracção integral (AWD). Algo que, diga-se, a Ford nunca disponibilizou neste modelo, mas que, comprova-o o vídeo, sem dúvida que resulta!…
Aplicado num Mustang GT S550 de 2017, o sistema, concebido e dado a conhecer pelo proprietário da conta de YouTube 'No Prodution Value Garage', é explicado próprio criador, um engenheiro norte-americano, não somente através do (longo) vídeo que aqui reproduzimos, mas também de outros publicados na mesma conta. E que, aliás, confirmam a construção de uma fórmula muito própria!
O projecto terá começado há cerca de dois anos e revelou-se particularmente complexo, já que o seu autor não se limitou a utilizar peças de um outro qualquer modelo de tracção integral da Ford, mas recorreu a componentes de várias marcas. Misturando-os de forma a conseguir o desejado resultado final.
Assim, este Mustang AWD começa por recorrer ao eixo traseiro de um Jeep Commander, mas também à junta homocinética de um Jeep Grand Cherokee, a um controlador de tracção Syvecs e ao diferencial dianteiro de uma Toyota Hilux geração 1986-1995.
Também parte da solução, uma caixa de transferências Borg Wagner de um antigo Dodge Charger e uma nova transmissão manual TR6060 de seis velocidades que ajuda a canalizar toda a potência do V8 5,0 litros naturalmente aspirado para as rodas.
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Apesar dos elevados riscos de misturar tantas peças de origens distintas, a verdade é que o engenheiro norte-americano parece ter conseguido fazer com que todas funcionem em uníssono, permitindo ao Mustang progredir de forma que se pode considerar perfeita. Ainda que não descartando totalmente interrogações como até quando ou durante quanto tempo…
Ainda assim, elogie-se a capacidade e inventividade deste engenheiro, que, no vídeo, não deixa de destacar a maior versatilidade que a solução por si encontrada traz ao 'muscle car' da Ford, o qual passa a poder ser utilizado sob condições mais extremas e sem que, para isso, sofra prejuízos em termos de peso.
Segundo o mesmo responsável, a transformação do sistema de tracção resultou num aumento de peso que não ultrapassou os 90 kg…