A oferta europeia de motorizações a gasolina na gama Mondeo passará a contar apenas com a versão híbrida. As restantes foram descontinuadas porque já não cumprem as normas de emissões. Em alternativa ao Mondeo Hybrid, continua disponível um motor diesel.
Tudo indica que as notícias relativas à morte do Mondeo parecem ser manifestamente exageradas, como diria o escritor Mark Twain. O representante da Ford no segmento D vai continuar disponível no mercado europeu, embora o leque de motorizações tenha sido reduzido.
Assim, o motor turbo a gasolina 1.5 EcoBoost vai deixar de estar disponível no Mondeo porque deixou de cumprir as emissões europeias, assim como o bloco 2.0 EcoBoost.
Este modelo da Ford vai continuar a ser proposto em motorizações a gasolina, nas carroçarias sedan e station-wagon, mas na versão híbrida. A Ford refere que é uma das "soluções que ajudam a dar confiança aos clientes na transição para a eletrificação".
O construtor sublinha que a procura do Mondeo Hybrid registou um crescimento de 25% nos primeiros sete meses de 2020 em comparação com período homólogo do ano anterior.
O Mondeo Hybrid está equipado com um sistema que compreende um motor a gasolina aspirado Atkinson de 2,0 litros, uma bateria com capacidade de 1,4 kWh e um motor elétrico. A potência combinada é de 190 cv.
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Para os condutores que fazem menos de 20 mil quilómetros, o Mondeo Hybrid poderá ser uma solução adequada, porque oferece um comportamento melhor do que uma versão diesel e uma motorização elétrica sem carregamento externo nem ansiedade de autonomia.
Diesel continua disponível
A marca do oval continua, no entanto, a disponibilizar uma motorização diesel na gama que serve de alternativa ao Mondeo Hybrid.
O propulsor turbodiesel de quatro cilindros 2.0 EcoBlue é proposto em níveis de potência de 150 cv e 190 cv em combinação com umas caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações.
Entretanto, a nova geração do Mondeo já está prevista para o final de 2021, estando a ser desenvolvida sob o nome de código CD542 e a gama contará com uma station-wagon híbrida plug-in, de aspecto robusto e com uma maior altura ao solo.