Ford Mustang Mach-E. Revelamos-lhe 10 factos que, se calhar, não sabia

Ponta-de-lança na ofensiva elétrica que a Ford tem prevista para o Velho Continente, o Ford Mustang Mach-E possui 10 factos que se calhar, desconhecia.

Ponta-de-lança na ofensiva elétrica que a Ford tem prevista para o Velho Continente, o Ford Mustang Mach-E é, também, uma nova e inovadora abordagem à mobilidade, no seio da marca oval. Facilmente justificada, através de 10 factos que aqui recordamos, e que, muito provavelmente, o leitor desconhecia.

Com arranque da produção prevista apenas para o próximo Outono e chegada ao mercado apenas em 2021, a verdade é que o Ford Mustang Mach-E começa, desde já, a agitar expectativas. Não apenas por se tratar do primeiro veículo 100% elétrico comercializado pela marca da oval no Velho Continente, mas também porque, a par deste, a Ford tem previsto lançar mais 18 modelos do género!

Proposta 100% elétrica, o Mustang Mach-E anuncia-se não apenas naquela que é a carroçaria actualmente com maior procura na Europa, um SUV, mas também e principalmente, com uma autonomia que, em particular na versão RWD com baterias "Extended Range", promete rivalizar, inclusivamente, com a referência chamada Tesla Model S. Basicamente, uma autonomia de 600 quilómetros...

LEIA TAMBÉM
Ford revela versão de produção do novo Mustang Mach-E

No entanto e embora, quiçá, determinante, a realidade é que os argumentos do SUV elétrico americano não se resumem à autonomia, mas abrangem igualmente outras qualidades... e particularidades. Dez das quais, que, até por, muito provavelmente, serem desconhecidas do leitor, nós decidimos aqui enumerar:

1. O Mach-E suporta carregamentos de alta potência
Preparado para suportar cargas de alta potência, o Ford Mustang Mach-E permite ao seu condutor fazer até 93 km, com um carregamento de apenas 10 minutos, realizado numa estação IONITY. Com as baterias totalmente carregadas, o modelo deverá ser capaz de cumprir até 600 quilómetros, com uma só carga.

Ford Mustang Mach-E

2. O Mach-E poderá ser comprado online
Segundo a Ford, o Mustang Mach-E poderá ser encomendado, personalizado e até entregue na casa do futuro proprietário, através do site oficial da marca. Embora também o possa fazer num concessionário...

3. O acesso ao habitáculo do Mach-E será feito, não por chave, mas com o telemóvel
Porque, diz a Ford, chaves são coisa do passado, o Mach-E será capaz de reconhecer o smartphone do proprietário à medida que este se aproxima, garantindo, dessa forma, o destrancar de portas e o arranque do motor. Mesmo com o smartphone ainda no bolso...

4. O Mach-E é também a estreia da Ford Team Edison
Focada na Mobilidade Elétrica, a Ford decidiu criar uma "empresa dentro da empresa, dedicada à criação de veículos elétricos. Esta "empresa" chama-se Ford Team Edison, inspirada pelo inventor Thomas Edison, um amigo próximo de Henry Ford.

Ford Mustang Mach-E

5. O Mach-E será permanentemente actualizado através de updates over-the-air
Já a pensar no futuro, a Ford preparou o Mustang Mach-E para poder ser actualizado via wireless, desde o sistema de activação de voz, até à performance do veículo e às tecnologias de assistência à condução.

6. Design interior do Mach-E já foi premiado
Exibindo um sistema de som B&O, com colunas perfeitamente integradas no topo do painel de instrumentos, como uma barra de som, o design interior do Mustang Mach-E foi já distinguido com o prémio IF Design.

7. O Mach-E possui vidros de alta tecnologia
Equipado com tecto panorâmico, o Ford Mustang Mach-E exibe um vidro revestido com uma protecção infravermelha que ajuda a manter o interior fresco no Verão e aquecido no Inverno. Além desta camada, o vidro possui ainda uma outra, destinada a proteger o habitáculo dos raios ultra-violeta.

Ford Mustang Mach-E

8. Vai poder falar com o Mach-E como fala com os amigos e família
O sistema de activação de som aplicado no Mustang Mach-E recorre ao processamento de voz baseado na cloud. Opção que lhe permite compreender comandos de voz como "Encontra o melhor restaurante tailandês". De resto, o sistema também aprende a partir dos padrões de utilização, garantindo, dessa forma, uma experiência mais personalizada.

9. Também na condução, poderá adaptar o Mach-E ao modo como gostar de conduzir
Segundo promete, desde já, a Ford, o Mustang Mach-E surgirá com três modos de condução: Whisper, Active e Untamed. Com, cada um, a oferecer diferentes configurações em termos de controlo da direcção, iluminação ambiente e até dos sons do veículo.

10. Embora sendo um carro totalmente novo, o Mach-E adopta um nome já utilizado
Embora muitos leitores não o saibam, mas o nome "Mach" é utilizado em modelos Ford, desde 1960. A primeira vez, foi com o Mustang Mach 1, o carro que "parecia que podia quebrar a barreira de som".

Ford Mustang Mach-E