Uma redução do tempo de imobilização dos veículos em cerca de 60%, menos deslocações às oficinas e reparações mais rápidas são as principais vantagens do sistema de manutenção preventiva Ford Liive, que é gratuito.
Para ajudar os clientes a maximizar a produtividade das suas viaturas e dos seus negócios, reduzindo o tempo de imobilização, a Ford desenvolveu uma nova solução de conectada, denominada FordLiive. A marca sublinha que se trata do lançamento mais importante de 2021 na área dos veículos comerciais.
Basicamente, o FordLiive consiste numa solução de manutenção preventiva que utiliza os dados enviados pelo modem FordPass Connect para otimizar a produtividade de cada veículo da frota de um cliente. Aquele dispositivo integra o equipamento de série de mais de 500 mil veículos dos modelos Transit, Transit Custom, Transit Connect, Ranger e Fiesta Van, comercializados desde meados de 2019. As previsões da Ford apontam para mais de um milhão de veículos comerciais conectados em meados de 2022.
A Ford refere que o serviço conectado FordLiive é gratuito para os clientes de veículos comerciais equipados com o modem FordPass Connect. O acesso é efetuado através da app FordPass Pro ou de uma versão dedicada da ferramenta Ford Telematics.
Os dados do estado do veículo, designadamente nível do óleo do motor ou de AdBlue e a pressão dos pneus, são automaticamente enviados pelo modem FordPass Connect para os operadores, ajudando-os a gerir a manutenção e a reduzir a probabilidade de imobilizações não programadas.
Manutenção Inteligente
Para garantir a disponibilidade dos veículos, o FordLiive ativa a denominada Manutenção Inteligente (Smart Maintenance), permitindo a marcação de serviços de manutenção no momento mais conveniente e enviando notificações quando é identificada uma ação que possa contribuir para evitar uma potencial avaria.
Com base na análise dos dados em tempo real, o FordLiive envia aos clientes informações de manutenção específicas de cada um dos veículos da marca. As pequenas empresas, com um máximo de cinco veículos, recebem notificações através da aplicação para smartphone FordPass Pro. Os gestores das frotas de maior dimensão são mantidos informados acerca do estado dos seus veículos através de um painel de bordo integrado, numa versão dedicada da plataforma Ford Telematics.
LEIA TAMBÉM
Ford desenvolveu sistema de segurança para comerciais conectados
A Manutenção Inteligente fornece uma explicação, numa linguagem simples, sobre qualquer luz de alerta ou mensagem que possa aparecer nos veículos e refere o potencial impacto que estes avisos poderão ter no funcionamento das viaturas, dando orientações sobre a manutenção adequada. Os clientes também serão notificados se os seus veículos estiverem abrangidos por uma recall.
Recorrendo dados e informações de um dos principais serviços de assistência em viagem do Reino Unido, os engenheiros da Ford consideram que até 30% das chamadas poderiam ser evitadas se os clientes respondessem a estas notificações de Manutenção Inteligente.