Procurando atenuar o acréscimo no consumo que os sistemas de tracção integral implicam, a Ford equipou o novo Kuga com um sistema de inteligência artificial, capaz de levar a cabo esta tarefa. Para que as surpresas, no momento de ir ao posto de combustível, sejam menores...
Na base deste esforço, surge, segundo avança a Ford em comunicado, a tecnologia baptizada de "AWD Disconnect", e que recorre à inteligência artificial para desligar o sistema de tração integral inteligente do Kuga, em condições de condução favoráveis.
Desta forma, acrescenta a marca da oval, o sistema acaba contribuindo para uma maior eficiência de combustível, sem que isso signifique a capacidade de, a qualquer momento, poder voltar a intervir, como forma de garantir mais aderência.
"A tração integral não é apenas para quando conduzimos fora de estrada. A tração extra pode tornar as viagens mais tranquilas, seguras e menos stressantes para os condutores, particularmente em condições de inverno", defende o engenheiro chefe do programa Kuga, Glen Goold.
Ao mesmo tempo, "concebemos o nosso novo Kuga Hybrid para ajudar os condutores a poupar nos custos de combustível", acrescenta, recordando que "a inteligência artificial da desconexão AWD permite-lhes fazer exatamente isso ao mesmo tempo que mantêm todos os benefícios da tração integral inteligente".
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Ainda de acordo com a marca da oval azul, o sistema de tração integral inteligente, presente, por exemplo, no Ford Kuga Hybrid, monitoriza continuamente as rodas com melhor tração na superfície da estrada, utilizando informação proveniente dos sensores em redor do veículo, com ajustes em menos de 20 milissegundos. Sendo que, em situações em que as rodas da frente não tenham qualquer tracção, o sistema consegue enviar até 100 por cento da potência, para as rodas traseiras.
Ao mesmo tempo e graças à desconexão AWD, e principalmente ao cérebro electrónico dedicado e um algoritmo de "lógica difusa", o sistema pode desconectar, por completo, as rodas traseiras, sempre que as condições da estrada o dispensem.
Pelo contrário e sempre existam informações provenientes do controlo de tração e travões antibloqueio, indicando essa necessidade; o limpa pára-brisas seja accionado e a temperatura exterior desça, indicando agravamento das condições meteorológicas; ou o sistema perceba que o Kuga Hybrid está a rebocar um atrelado, o sistema AWD entrará automaticamente em acção, demorando não mais que 10 milissegundos.
"'Lógica Difusa' refere-se ao algoritmo, que pode ter em conta todo o tipo de variáveis antes de tomar uma decisão, tal como eu ou você fazemos quando decidimos o que vestir com base na previsão do tempo, a altura do ano, olhando para o exterior e para onde vamos", explica o supervisor de aplicações da linha motriz da Ford, Scott Beiring. Acrescentando que, "para o Kuga, isso significa que a tração integral inteligente não engata só porque os limpa pára-brisas estão ligados. O algoritmo tem em conta a informação de vários sensores antes de decidir se deve ou não engatar, mas faz muito mais rápido do que qualquer humano poderia".