A Ford acaba de anunciar o arranque da produção da mais recente versão do SUV Kuga: o Ford Kuga Hybrid. Variante híbrida a gasolina, que, além de uma potência anunciada de 187 cv, promete, igualmente, uma autonomia elétrica e a gasolina, de 1.000 quilómetros.
Depois do híbrido plug-in e do híbrido EcoBlue, o Ford Kuga Hybrid é a terceira versão eletrificada do conhecido SUV compacto americano, que a marca da oval azul dá agora início à produção, com a promessa de chegada aos concessionários, durante o próximo ano de 2021.
Sobre esta nova variante, destaque para a bateria de 1,1 kWh, auto-recarregável através da energia produzida na travagem ou pelo quatro cilindros 2,5 litros a gasolina. E que, uma vez com energia acumulada, faz funcionar o motor elétrico, concebido para tornar mais fácil e leve a acção do motor de combustão, podendo, igualmente, funcionar sozinho no impulsionamento do Kuga.
O Kuga Hybrid é também o primeiro Kuga a combinar um motor eletrificado com a tecnologia de tração integral inteligente da Ford, dependendo do mercado, para uma experiência de condução otimizada. Traduzida numa utilização de uma função de mudança de velocidades simulada, para a transmissão com repartição da potência.
LEIA TAMBÉM
Ford Mustang Mach 1 vem para a Europa, mas perde potência
Segundo a Ford, a tecnologia foi concebida para rivalizar com as mudanças de velocidade de uma transmissão automática convencional, para um maior envolvimento do condutor. Ajudado, também, por uma capacidade de aceleração dos 0 aso 100 km/h em 9,1s, na versão de tracção apenas dianteira.
Com 1.000 km de autonomia
Em termos de consumos e além dos prometidos 1.000 quilómetros de autonomia, valor conseguido com os 54 litros do depósito de combustível e a energia da bateria de 1,1 kWh, a Ford anuncia uma eficiência de combustível, no Kuga de tracção apenas dianteira, de 5,4 l/100 km e emissões de CO2 de 125 g/km WLTP (5,1 l/100 km e 118 g/km de CO2 NEDC).
Face ao Kuga Plug-In Hybrid, o Kuga Hybrid anuncia mais 30% de autonomia, embora este último ofereça maiores distâncias em modo puramente elétrico: 56 quilómetros WLTP (72 km NEDC).
Seis níveis de equipamento
O Kuga Hybrid está disponível, segundo a Ford, para encomenda, numa linha abrangente de níveis de equipamento. Dos quais fazem parte o Trend, Titanium, Titanium X, ST Line, ST Line X e Vignale.
Entre os equipamentos a destacar, o modem de série FordPass Connect, sistema de informação e entretenimento SINC3 com ecrã táctil central de 8 polegadas, sistema de som B&O premium, Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Velocidade, Lane Centring, Active Park Assist 2 e Sistema de Manutenção de Faixa com Assistência de Pontos Cegos. Este último, uma estreia global.
"Cada um dos nossos modelos eletrificados do Kuga traz um conjunto único de benefícios. Para o nosso novo Kuga Hybrid, além da eficiência de combustível e autonomia de condução que rivaliza com o diesel, temos também a confiança extra oferecida pela tração integral inteligente e o carregamento fácil sem necessidade de cabos para uma condução puramente elétrica", afirma o vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviços da Ford Europa, Roelant de Waard.
Salientar que, este, é apenas um dos 17 veículos eletrificados que a Ford vai apresentar aos seus clientes na Europa, antes do final do próximo ano.
A produção do novo Kuga Hybrid está em curso na fábrica da empresa em Valência, Espanha, onde também são montadas as baterias de iões de lítio.